Neste domingo (11), estudantes de todo o Brasil concluem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. O segundo dia de provas foi reservado às questões de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. Mesmo sendo o encerramento do certame neste ano, os estudantes não devem perder o foco para responder as últimas 90 questões que serão fundamentais para a nota geral. Por isso, o Serviço de Orientação Educacional e Psicológica (SOEP) de um colégio particular de Caruaru traz orientações para os alunos nesta reta final.
“É normal que a ansiedade se faça presente tanto para a família quanto para os estudantes. Orientamos que, na véspera da prova, o aluno relaxe e procure fazer atividades que promovam o descanso da mente, porque o nervosismo pode atrapalhar a concentração no dia decisivo. Agora, é importante confiar no que se estudou durante o ano e descansar”, aconselha a psicóloga Tâmara Barros.
Além do descanso, as horas que antecedem o Enem devem servir para se organizar. “É necessário que o aluno durma cedo no sábado, dia 10, e que procure ter uma noite tranquila. Organizar com antecedência o material que será levado no domingo fará com que o estudante não saia atrasado e tenha tempo hábil para se dirigir ao local onde o exame será aplicado. Essa prática fará com que ele não gere uma ansiedade pelo possível atraso”, explica.
Caso o aluno se sinta nervoso enquanto está fazendo a prova, a orientação é não se desesperar. “Ele pode parar por um momento, ir ao banheiro, tomar uma água e fazer uma respiração mais profunda. O momento de relaxamento dará suporte para que ele consiga retomar a concentração e continuar a prova”. Seguir as regras do Enem para o dia da prova também evita contratempos. Não é permitido entrar no local da prova com nenhum tipo de aparelho eletrônico, a caneta utilizada deve ser preta e de material transparente, é preciso levar um documento de identificação com foto e o tempo mínimo de permanência na sala é de duas horas.