quinta-feira, 11 de outubro de 2018

FISCALIZAÇÃO POR VIDEOMONITORAMENTO NO ACESSO AO LITORAL SUL DE PERNAMBUCO

A partir desta sexta-feira (12), feriadão da padroeira do Brasil, o trânsito na via expressa de acesso ao Litoral Sul passa a ser fiscalizado também por videomonitoramento. Como parte de um convênio entre o Batalhão de Policiamento Rodoviário (BPRv) e a Concessionária Rota do Atlântico, policiais acompanham as imagens das 49 câmeras instaladas no Complexo Viário, em tempo real, diretamente do Centro de Controle Operacional da empresa, autuando os motoristas infratores.

As câmeras de alta resolução estão distribuídas pelos 44 quilômetros do complexo concessionado, composto pela PE-009, VPE-052 e VPE-034. Cada equipamento possui zoom de alcance de 1 km e ângulo de 360 graus e permite registras com nitidez as placas dos veículos e atitudes impróprias como uso do celular ao volante e falta do uso do cinto de segurança. “Os condutores que foram flagrados cometendo infrações estarão sujeitos a autuação pelo agente da autoridade de trânsito que estiver realizando a fiscalização por câmeras”, destaca o tenente-coronel Antônio Vieira, comandante do BPRv. “As infrações relativas ao veículo, como licenciamento, equipamentos obrigatórios e conservação serão realizadas sempre através da presença do agente”, acrescenta o comandante.  

A fiscalização por câmeras é prevista no artigo 280 do Código de Trânsito Brasileiro, que prevê que a infração poderá ser comprovada pela autoridade de trânsito com recursos tecnológicos e é regulamentada pela resolução 471/13 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

De acordo com a Rota do Atlântico, as infrações mais comuns no trecho concessionado são retornos e estacionamentos em locais proibidos. Para o presidente da Concessionária, Elias Lages, a medida vai aumentar ainda mais a segurança no Complexo Viário de Suape. “A redução de acidentes depende de três fatores: qualidade da rodovia, educação no trânsito e fiscalização. Esta parceria com o BPRv reforça essa tríade”

No balanço operacional do último semestre, a Rota do Atlântico registrou redução de 65% no número de acidentes de trânsito em relação ao mesmo período de 2014, quando a via expressa entrou em operação.


Foto: BPRv - PMPE


QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.