Município é selecionado para programa do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social que fortalece a política de segurança alimentar e o combate à fome
A cidade de Agrestina, no interior de Pernambuco, passa a integrar o programa Estratégia Alimenta Cidades +1000, iniciativa do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, voltada ao fortalecimento das políticas de Segurança Alimentar e Nutricional nos municípios, especialmente nos de pequeno porte.
A participação reconhece que o enfrentamento da fome exige planejamento técnico, gestão qualificada e integração entre políticas públicas, além de indicar que o município possui estrutura institucional mínima para executar ações estratégicas na área.
Com o programa, Agrestina fortalece, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos da Cidadania, a segurança alimentar e nutricional, amplia a articulação entre áreas como assistência social, saúde, educação e agricultura e passa a contar com apoio técnico e institucional do Governo Federal para qualificar políticas já existentes e estruturar novas ações de combate à fome.
A iniciativa também contribui para a organização da rede de proteção social, com foco nas famílias em situação de vulnerabilidade, e para a integração com programas estruturantes, como cozinhas comunitárias, acesso à renda e incentivo à produção local de alimentos.
Para a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos da Cidadania, Gisillayne França, a adesão representa um avanço importante para o município. “Com a entrada de Agrestina na Estratégia Alimenta Cidades +1000, fortalecemos o planejamento e a articulação das nossas políticas de segurança alimentar, garantindo mais condições para desenvolver ações voltadas às famílias em situação de vulnerabilidade e ao direito à alimentação adequada”, afirmou.

