O delegado da cidade de Buenos Aires-PE, Thiago Henrique, publicou um vídeo nas redes sociais, em que um pai mostra a reação do filho autista, após motos com escapes adulterados terem passado em frente ao local onde os dois estavam.
Duas motos foram apreendidas pela equipe da Polícia Civil, sob o comando de Thiago, que segue trabalhando para garantir o sossego dos moradores da pacata cidade da zona da mata norte de Pernambuco, que segundo senso do IBGE de 2022, consta com 12.808 habitantes.
Conduzir uma motocicleta com o escapamento adulterado é uma infração de trânsito grave no Brasil, sujeita a multa, pontos na CNH e retenção do veículo. A prática é regulamentada pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e resoluções do CONTRAN e CONAMA.
De acordo com o Artigo 230, inciso X (ou XI, dependendo da interpretação da legislação), do CTB, a adulteração ou descarga livre do escapamento acarreta as seguintes penalidades:
Infração: Grave.
Multa: R$ 195,23.
Pontuação: 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Medida Administrativa: Retenção do veículo para regularização. O veículo só é liberado após a instalação de um escapamento que atenda às normas legais.
📹 @delegadothiagohenrique_
