sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

COM INVESTIMENTO DE R$ 100 MILHÕES, GOVERNADORW RAQUEL LYRA E MINISTRO SILVIO COSTA FILHO ANUNCIAM DRAGAGEM DO PORTO DO RECIFE

 A obra permitirá maior movimentação de cargas e passageiros





Garantindo o fortalecimento da economia portuária de Pernambuco, a governadora Raquel Lyra e o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, assinaram, nesta sexta-feira (30), o contrato para a execução da obra de dragagem de readequação da infraestrutura aquaviária do Porto do Recife. A intervenção conta com investimento de R$ 100 milhões de recursos federais e irá ampliar de forma significativa a capacidade operacional do equipamento, permitindo a atracação de navios de maior porte, impulsionando a logística, o setor produtivo e o turismo marítimo no Estado. A vice-governadora Priscila Krause também acompanhou a cerimônia.

“Autorizamos o início das obras da dragagem do Porto do Recife, que vai permitir o aprofundamento do calado e, com isso, navios de grande porte possam atracar na capital pernambucana. Tudo isso permitirá mais movimentação de cargas, geração de receita para o estado, ampliando nossa competitividade. Agradeço a parceria com o governo federal para realizar esta obra tão importante”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.

A obra, com prazo de conclusão previsto para março de 2027, é estratégica para a ampliação da movimentação de cargas e passageiros, geração de empregos diretos e indiretos, além de impulsionar o turismo marítimo, especialmente no segmento de cruzeiros.

“Essa é uma obra sonhada há mais de dez anos. O Porto do Recife tem uma grande capacidade de operação. Assim, vamos poder receber navios maiores, mais cargas, mais movimentação, gerando mais desenvolvimento econômico e renda para o povo pernambucano”, destacou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvo Costa Filho.




A dragagem dos canais externo e interno vai aprofundar o canal de acesso e os berços de atracação, permitindo calados de até 12 metros e a operação de navios de maior porte. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, o Porto do Recife é estratégico para o Estado. “O Terminal do Recife hoje tem um papel fundamental na nossa economia, principalmente na parte de cevada, malte, do próprio açúcar, na importação de arroz e uma série de outros produtos”, afirmou.

Acompanhando a cerimônia, o deputado estadual France Hacker destacou os investimentos realizados pelo Governo do Estado. “O Governo de Pernambuco trabalha em todas as áreas da infraestrutura, dando essa demonstração nos portos de Suape e do Recife. Além disso, investimentos na saúde e na educação”, destacou o parlamentar.

A cada metro dragado no calado operacional, o porto passa a comportar um acréscimo médio de 2.400 toneladas de carga geral e 500 toneladas de granéis sólidos por navio. Já o presidente do Porto do Recife, Paulo Nery, destacou outros investimentos realizados no Terminal. “Temos em andamento uma expansão dos armazéns da empresa Fertini, a maior do Brasil de fertilizantes. Também estão acontecendo os investimentos da Linkport na formação de um novo terminal, com foco em malte e cevada”, comentou.

Compareceram o deputado federal Ossesio Silva, o estadual Mário Ricardo, o presidente da CPRH, José Anchieta, além dos vereadores do Recife Davi Muniz, Jô Cavalcanti e Rodrigo Coutinho.

Fotos: Yacy Ribeiro/Secom

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.