Formações voltadas para a cadeia de moda acontecem a partir de quinta-feira (22/01), nas áreas de gestão, marketing e produção
Para os empreendedores de moda de Pernambuco, todo início de ano tem como um de seus principais objetivos o planejamento das ações que vão ditar as regras internas no decorrer dos meses. Tudo pensando no desenvolvimento estratégico e fortalecimento das marcas. Para auxiliar as empresas, o NTCPE realiza, mensalmente, cursos voltados para essa finalidade. Neste mês de janeiro, as formações gratuitas oferecidas serão realizadas em Olinda, na RMR, e em Caruaru, no Agreste.
Em Olinda, serão realizados os cursos básicos de *“Técnicas de Gestão de Tempo para criadores e criativos”*, ministrado por Flávia Azevedo, e *“Aplicando Inteligência Artificial no Marketing de Moda”*, com Anderson George. O primeiro acontece nos dias 22 e 23, das 8h às 17h, e o segundo nos dias 27 e 28, também das 8h às 17h. Ambos serão no Marco Pernambucano da Moda, localizado no Mercado Eufrásio Barbosa.
Já Caruaru terá o curso básico de “Acabamento e Limpeza de Peças de Vestuário na Costura Industrial”, fundamental para aperfeiçoar a qualidade das peças. A formação será com José Adilson, do dia 20 ao dia 23, sempre das 13h às 17h. As aulas serão na sede do NTCPE, que fica na Avenida Visconde de Inhaúma, 107, no bairro Maurício de Nassau.
Números de 2025 – Um dos objetivos do Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções em PE é promover o crescimento das marcas por meio de mecanismos que possibilitem a capacitação tanto da mão de obra quanto dos processos de gestão de vendas e de e marketing, por exemplo. Os dados do ano passado mostram esse compromisso. De janeiro a dezembro, mais de 3.400 pessoas se inscreveram nos cursos do NTCPE. Destas, cerca de 2.500 concluíram as formações.
“O NTCPE tem um papel fundamental na transformação da cadeia de confecções do nosso estado, ao levar capacitação, conhecimento e inovação diretamente para os empreendedores e trabalhadores do setor. Quando oferecemos cursos gratuitos em áreas como gestão, marketing, produção e novas tecnologias, estamos fortalecendo as empresas, melhorando a qualidade dos produtos e preparando o setor para um mercado cada vez mais competitivo. Os números de 2025 mostram esse impacto: milhares de pessoas capacitadas e prontas para aplicar, na prática, o que aprenderam. Esse é o caminho para tornar a moda pernambucana mais profissional, sustentável e com maior valor agregado”, ressalta Pedro Miranda, diretor-presidente do NTCPE.
NTCPE – Organização social privada, gestora do Marco Pernambucano da Moda, é um dos mais fortes interlocutores dos setores da moda e da indústria de confecções do Estado. Tem a missão de promover a inovação, cooperação e intercâmbio de informações entre empresas do segmento, poder público, academia e entidades de apoio e fomento. Com apoio de parceiros, como o Governo de Pernambuco, através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, compartilha e soma iniciativas entre o setor produtivo, universidades e entidades de fomento e suporte para ampliar a inserção do segmento nos mercados nacional e internacional. Há unidades em Olinda (Mercado Eufrásio Barbosa, Largo do Varadouro, s/n, Varadouro) e Caruaru (Rua Visconde de Inhaúma, 107, Maurício de Nassau).
Foto: Diana Grystku para Freepik

