O evento integra a 7ª Semana Viva Gonzaga e acontece na Estação Ferroviária
A partir desta quinta-feira (11), Caruaru faz parte, oficialmente, do percurso conhecido como Rota do Cangaço, circuito turístico que percorre a trilha de lugares visitados pelos cangaceiros. A inauguração da placa que marca o título foi realizada na Estação Ferroviária, espaço que recebeu o cangaceiro conhecido como Rifle de Ouro, Antônio Silvino, há 111 anos.
A descoberta da relação entre a Capital do Agreste e o cangaço foi feita pelos historiadores José Urbano e George Pereira. A partir da pesquisa, foi identificado que Antônio Silvino foi custodiado na Estação Ferroviária em 1 de dezembro de 1914, de onde seguiu para Recife, onde foi julgado e sentenciado a mais de 200 anos de prisão.
A inclusão de Caruaru na rota representa um marco não só para o registro histórico do Cangaço, importante movimento do sertão nordestino, mas também para o aspecto turístico da cidade, que ganha um novo atrativo com a descoberta.
7ª Semana Viva Gonzaga
O lançamento da placa integra a programação da 7ª Semana Viva Gonzaga, que segue até o sábado (13) com atividades educativas e culturais que celebram o legado do Rei do Baião. Serão realizadas palestras nas noites de quinta (11) e sexta-feira (12), além de uma manhã especial no encerramento do evento, que terá início às 7h30, no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga.
Na ocasião, será realizado um café da manhã temático, além da inauguração da Calçada da Fama do Forró e da Sala Luiz Gonzaga e da reinauguração do Museu da Fábrica de Caroá.
Foto: Jorge Farias/Secom/PMC

