Uma cidade que funciona para as crianças ela funciona para todas as pessoas destacou a vice-prefeita Dayse Silva
A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria Executiva da Primeira Infância, em parceria com as secretarias que compõem o Programa Primeira Infância Caruaru (PRINC) e o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, realizou, nesta quarta-feira (05), o II Seminário da Primeira Infância, com o tema “O Direito de Brincar, o Dever de Cuidar: Primeira Infância Presente em Caruaru”. O evento aconteceu no Centro de Convenções do Senac e reuniu representantes de 34 municípios de Pernambuco, reforçando o protagonismo de Caruaru na pauta da Primeira Infância. A programação contou com palestras, painéis de experiências e momentos de troca de saberes, com o objetivo de fortalecer e ampliar as políticas públicas voltadas para crianças de 0 a 6 anos.
“Caruaru vem sendo uma potência no que estão fazendo pela primeira infância. Caruaru é um farol para Pernambuco sendo um exemplo pra outros municípios, para outros governos, de como a cidade está trabalhando a primeira infância de maneira muito cuidadosa”, destacou Paula Pinaschi, representando a UWB.
Durante o encontro, foram lançadas importantes iniciativas, como o decreto municipal que institui o “Dia D da Primeira Infância em Caruaru”, a ser celebrado anualmente na última quarta-feira de agosto — mês dedicado à Primeira Infância. Também foi apresentado o Programa Primeira Infância em Movimento (PIM), desenvolvido em parceria entre as Secretarias Executivas da Primeira Infância e de Esportes, com o propósito de levar atividades esportivas e de educação física para os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).
“Preciso destacar a minha alegria de estar de volta a Pernambuco, vendo 34 municípios participando hoje desse seminário, onde cada um escolheu sair de casa honrando a criança como a sua prioridade absoluta que é um comprometimento com o presente e com o futuro do nosso país”, disse Claudia Vidigal representante da Urban95.
O seminário reafirmou o compromisso da gestão municipal com o direito de brincar e com o dever coletivo de cuidar das crianças, reconhecendo o brincar como um direito humano essencial ao desenvolvimento integral, conforme previsto no Marco Legal da Primeira Infância. A presença de dezenas de municípios no evento evidencia o papel de Caruaru como farol na condução de políticas públicas voltadas à primeira infância, sendo inspiração e referência para todo o estado.
“Caruaru vive um momento muito especial. Ver nossa cidade sendo reconhecida por 34 municípios como referência na Primeira Infância é motivo de muito orgulho. Este seminário é mais do que um encontro de gestores, é um momento de compromisso e aprendizado. O direito de brincar precisa ser garantido, e o dever de cuidar deve ser compartilhado por toda a sociedade. Quando cuidamos das nossas crianças com amor, estamos cuidando do presente e construindo o futuro da nossa cidade., finalizou Dayse Silva, vice-prefeita de Caruaru.
Foto: Rafael Moreira




