segunda-feira, 17 de novembro de 2025

DIA MUNDIAL DE COMBATE AO CÂNCER DE PRÓSTATA CONSCIENTIZA SOBRE IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO PRECOCE

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), 1 em cada 6 homens desenvolverá este tipo de doença ao longo da vida



O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, em 17 de novembro, visa conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. Sendo o câncer de próstata o segundo tipo mais comum entre os homens, no Brasil, ele fica atrás apenas do câncer de pele não melanoma. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), 1 em cada 6 homens desenvolverá câncer de próstata ao longo da vida.

O médico oncologista Mateus Pacis, afirma que os fatores de risco do câncer de próstata incluem idade avançada, histórico familiar, raça (homens negros têm maior risco) e dieta rica em gorduras. Já entre os sintomas, estão a dificuldade para urinar, dor ao urinar, sangue na urina ou no sêmen e dor nas costas ou região pélvica.

O médico oncologista enfatiza que a prevenção da doença inclui uma dieta saudável, exercícios regulares e exames de rotina, como o toque retal e o PSA (Antígeno Prostático Específico).

O médico destaca ainda que o diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura da doença. "É importante que os homens acima dos 50 anos (ou 45 anos, em caso de histórico familiar) façam exames regulares e conversem com os médicos que os acompanhem sobre os riscos e benefícios do rastreamento", detalha.

NOA – Com uma trajetória de 15 anos de atuação em Caruaru, Pernambuco, o NOA conta com uma equipe multiprofissional composta por médicos especialistas em oncologia, hematologia, mastologia, cirurgia oncológica, cirurgia torácica, endocrinologia, além de enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos, nutricionistas, dentistas e fisioterapeutas, além de um time de colaboradores que prezam pelo melhor cuidado a todos os pacientes e seus familiares. A clínica oferece consultas médicas, infusões de tratamentos antineoplásicos e de outros imunobiológicos, enfermeira navegadora para agilizar a realização de exames e de procedimentos, além de acompanhamento médico durante internações hospitalares e muito mais. Para o preparo e administração ambulatorial de quimioterápicos, o NOA conta com uma equipe de profissionais de farmácia e enfermagem, o que garante um alto nível técnico e a segurança necessária ao paciente. Todas as condutas adotadas pela equipe médica estão amparadas nas melhores evidências científicas e em diretrizes globais para manejo dos mais variados tipos de cânceres.

Imagem: DC Studio para Freepik 


QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.