O município foi representado pelas Secretarias da Mulher e de Assistência Social e Combate à Fome na Academia de Cuidados, promovida em Brasília
A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria da Mulher e da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, participou, nesta semana, da Academia de Cuidados, evento internacional promovido em Brasília. O convite partiu do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), que custeou a participação das representantes caruaruenses. A programação reuniu gestoras e gestores públicos, sindicatos e representantes empresariais da América Latina e do Caribe, com o objetivo de promover a formação, o diálogo e a troca de experiências sobre políticas e ações de cuidado.
Durante o painel “A garantia do direito ao cuidado no território: experiências de implementação e territorialização das políticas de cuidados”, realizado nesta quarta-feira (12), a secretária da Mulher de Caruaru, Luana Marabuco, apresentou a experiência da Lavanderia Pública Dona Maria Eunice Albuquerque como uma iniciativa inovadora na política municipal de cuidados. O diálogo foi mediado pela Secretária Nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados, Rosane da Silva, e contou com representantes do Rio de Janeiro e de Honduras.
Inaugurada em junho de 2025, a Lavanderia foi concebida como um espaço coletivo voltado à promoção da autonomia, do acolhimento e da equidade de gênero. Localizada no Residencial Luiz Bezerra Torres, a unidade conta com 26 máquinas de lavar, 30 secadoras e 26 tanquinhos, além de sala de máquinas, área de passadoria, copa, sala administrativa, varal externo, espaço de convivência com roda de cuidado e uma horta comunitária.
A Academia de Cuidados é uma realização da Secretaria Nacional da Política de Cuidados e Família, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em parceria com o Ministério das Mulheres, a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Centro Interamericano para o Desenvolvimento do Conhecimento em Formação Profissional (CINTERFOR/OIT), a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), o Instituto Social do Mercosul (ISM) e o Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul (FOCEM).
I Congresso do Agreste de Enfrentamento à Violência de Gênero
A viagem também foi uma oportunidade de entregar convites do I Congresso do Agreste de Enfrentamento à Violência de Gênero, que acontecerá em Caruaru no dia 25 de novembro, integrando as atividades da campanha ‘21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres’. Na ocasião, a secretária da Mulher, Luana Marabuco, entregou convites a representantes do Ministério Público, além da ex-procuradora-geral Raquel Dodge, da atriz Luiza Brunet, ativista do enfrentamento à violência contra a mulher e de deputados federais.
Além disso, a gestora também realizou outras agendas na capital federal, incluindo participação no Congresso Nacional do Ministério Público, reuniões no Ministério das Mulheres e pautas no Observatório da Mulher e na Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência.



