domingo, 2 de novembro de 2025

1º FESTIVAL MESTRE J. BORGES SERÁ REALIZADO EM BEZERROS

 




Ícone da cultura bezerrense, pernambucana e brasileira e símbolo de um legado que atravessa gerações, o mestre xilogravurista e cordelista J. Borges será homenageado com a realização do 1º Festival Mestre J. Borges em Bezerros, no Agreste do Estado. O evento será realizado entre os dias 18 a 21 de dezembro de 2025, com uma vasta programação cultural, convidados especiais e duas entregas que reforçarão ainda mais o trabalho do saudoso e eterno poeta brasileiro. O festival é uma realização da Cenarium Produções, em parceria com o Memorial J. Borges. 

O Festival Mestre J. Borges tem como objetivo homenagear o artista bezerrense que levou o nome do município para os quatro cantos do Brasil e do mundo, por meio de sua obra, e também promover a difusão cultural do seu legado, bem como fomentar à cultura, turismo e desenvolvimento local. A programação contempla quatro dias, dentre os quais a data que marca o nascimento do artista, dia 20 de dezembro. 

Serão promovidos shows artísticos com artistas locais e regionais, exposições, oficinas culturais, feira de artesanato, concursos de xilogravura e cordel, visitas guiadas, lançamento de livro, inauguração do museu, entre outras atividades. A população bezerrense e os turistas e visitantes terão sete polos com programação cultural e informações sobre a trajetória de vida e arte do Mestre J. Borges, possibilitando uma imersão no legado de um dos maiores artistas da cultura brasileira e mundial. 

Além de preservar e valorizar o patrimônio cultural de Bezerros, de Pernambuco e do Brasil, o festival também vai proporcionar um espaço de aprendizado, troca de conhecimentos e imersão cultural para toda comunidade, especialmente os amantes da xilogravura, do cordel e da poesia do saudoso Mestre J. Borges, que continua sendo referência para às novas gerações. Inclusão, acessibilidade, sustentabilidade, desenvolvimento econômico, oportunidades de empreender, conectividade cultural e disseminação de arte são pontos abordados pelo evento. 


É importante lembrar que todas às atividades do festival são abertas ao público e totalmente gratuitas, incentivando a participação de pessoas de todas as idades, origens, classes sociais e gostos culturais. Os polos do evento são de fácil localização e acesso para os interessados. Todo o material gerado e produzido durante o evento será disponibilizado de forma on-line (nas mais diversas plataformas digitais), nos veículos de imprensa e nos canais oficiais do Festival Mestre J. Borges. 


MESTRE J. BORGES


José Francisco Borges, consagrado Mestre J. Borges, nasceu na zona rural de Bezerros, no Agreste pernambucano, em 20 de dezembro de 1935. Tornou-se xilogravurista, cordelista e poeta, deixando um legado de arte, cultural e história nos quatro cantos do Brasil e do mundo. Recebeu centenas de premiações e se tornou patrimônio cultural de Pernambuco. J. Borges era considerado por Ariano Suassuna, um dos seus grandes amigos, como o melhor gravador popular do Nordeste. Mestre J. Borges faleceu em 26 de julho de 2024. 

Acompanhe tudo sobre o Festival Mestre J. Borges no perfil oficial do Instagram @festivaljborges.


TEXTO: Izaias Néu - Jornalista.

FOTO/ARTE: Renato Luiz - Produtor Cultural.


QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.