O município apresentou o projeto dos Pátios Naturalizados como exemplo de adaptação climática
A Prefeitura de Caruaru marcou presença no Pré-COP30, evento preparatório para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30). O encontro aconteceu no dia 3 de outubro, no Brasília Palace Hotel, em Brasília.
Durante o encontro, Caruaru apresentou sua experiência com a implantação dos Pátios Naturalizados, que transformam os espaços escolares da rede municipal em áreas verdes e de convivência com a natureza.
A iniciativa é uma estratégia de adaptação climática e educação ambiental, integrada ao Plano Municipal pela Primeira Infância e fortalecida pelo Programa BrincAR Livre, que estimula o contato das crianças com o meio ambiente.
O secretário de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal, Renato Lyra, destacou a importância da participação do município no evento: “Participar do Pré-COP30 reforça o compromisso de Caruaru com a sustentabilidade e o cuidado com as futuras gerações. O trabalho que fazemos com os Pátios Naturalizados é um exemplo de como políticas locais podem inspirar soluções climáticas efetivas e transformadoras.
Além da apresentação de suas práticas locais, o município iniciou tratativas e parcerias voltadas à elaboração do Plano Local de Ação Climática e do Inventário de Emissão de Gases de Efeito Estufa, fundamentais para o fortalecimento da governança climática, com base em metas, dados e indicadores que orientem ações e programas sustentáveis.
A Prefeitura foi representada pelo Secretário de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal (SSB), Renato Lyra, a Gerente de Projetos Sustentáveis, Susiane Santos, a Secretaria Executiva da Primeira Infância (SEPI), Iracleide Lopes e o Assessor de Projetos Especias, Swami Lima.
Fotos : Divulgação


