O último desfile da Trupe Pernambuco Meu País aconteceu na tarde da quinta-feira (4), em Caruaru. O cortejo percorreu as principais avenidas do centro, partindo da Praça Coronel Porto, passando pela Catedral de Nossa Senhora das Dores e encerrando na Estação Ferroviária.
A apresentação contou com uma novidade: a participação do Boi Tira Teima, símbolo caruaruense recém-reconhecido como Patrimônio Vivo de Pernambuco. O grupo, que completa 103 anos em 2025, reforçou a dimensão histórica do momento.
O encerramento, na verdade, representou novos começos. Para Nicole, de 13 anos, aluna de dança e integrante da Trupe, a experiência foi única:
"Eu vou levar para o meu coração essa experiência com essa cultura linda. Eu fazia aula de dança, e aí Renato me convidou para fazer esse trabalho lindo e que apareça mais oportunidades para eu viver."
A jovem destacou ainda a oportunidade de levar o espetáculo a sete cidades do estado, tendo contato com manifestações culturais que só conhecia dos ensaios.
Sobre o Festival Pernambuco Meu País
O Festival Pernambuco Meu País é uma iniciativa do Governo do Estado de Pernambuco, promovida por meio da Secretaria de Cultura, da Fundarpe e da Empetur, em parceria com os municípios-sedes participantes. O evento tem como propósito valorizar e difundir a diversidade cultural pernambucana, fortalecendo a economia criativa, estimulando o turismo e promovendo o acesso democrático à arte em suas múltiplas linguagens.
Imagens: Daniela Pedrosa (Secult-PE/Fundarpe)