Para receber a premiação cada aluno precisa ter uma pontuação adequada para a retirada do brinde
A fim de motivar e estimular cada vez mais os estudantes da Rede Municipal de Ensino com novas práticas educacionais, representantes da Escola Professor José Florêncio Leão desenvolveram o projeto “Gamificação”, uma metodologia ativa, que tem a finalidade de resgatar o interesse pelas dinâmicas da sala de aula, em alguns perdidos pelo uso de telas e afins. No projeto, podem participar alunos do Anos Iniciais, Anos Finais e EJA.
A temática do Gamificação conta com ganho ou perda de pontuação, atribuída mediante a realização de atividades, seminários, desafios de raciocínio lógico, simulados de português e matemática, regimento escolar e frequência. Ao final do mês, os pontos serão trocado por brindes. Ou seja, cada aluno que pontuar poderá ser bonificado.
De acordo com o gestor da unidade, o projeto vem para somar ainda mais na qualidade do ensino que é oferecido no município. “Além das atividades curriculares que já são executadas dentro de cada sala de aula, é necessário também que novos incentivos sejam apresentados aos alunos, não só como ferramenta de estudo, mas também como novas formas de adquirir conhecimento”, pontuou o professor e também idealizador do projeto, Marcelo Clemente.
Além do objetivo principal de combate a evasão escolar, o Gamificação vem também para garantir maior interação entre professores e estudantes, melhorar o rendimento escolar, bem como fortalecer o ensino e aprendizagem por meio do lúdico, sem uso de telas, estimulando os alunos para que eles tenham um melhor aproveitamento nas avaliações internas e externas.