segunda-feira, 8 de setembro de 2025

CANAL 6 NO AR: PREFTV INAUGURA NOVA ERA DA COMUNICAÇÃO PÚBLICA EM CARUARU



A comunicação pública de Caruaru deu um salto histórico, nesta segunda-feira (8), com a inauguração oficial da PrefTV, agora transmitindo em sinal aberto pelo canal 6. Liderada pelo prefeito Rodrigo Pinheiro e pelo secretário de Comunicação, Thiago Azevedo, a cerimônia de lançamento, realizada no auditório da secretaria de Educação, marcou a consolidação de um projeto que nasceu durante o São João de 2022 como uma iniciativa inovadora no YouTube e que agora se propõe a ser um pilar de informação transparente e valorização cultural para a população da cidade.

O evento contou com a presença de importantes figuras políticas e do setor de comunicação, incluindo o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, e o presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), André Basbaum. A mesa de honra também foi composta pela vice-prefeita Dayse Silva, o deputado federal Fernando Monteiro, a deputada estadual Rosa Amorim, o presidente da TV Pernambuco, Fúlvio Wagner, o presidente da Câmara Municipal, Bruno Lambreta, além da secretária-executiva de Comunicação, Elessandra Melo.



Em seus discursos, as autoridades destacaram a importância da comunicação pública para a democracia e para o combate à desinformação. André Basbaum, presidente da EBC, enfatizou o papel da nova emissora nesse contexto. "A TV pública, a comunicação pública de qualidade, chegando aqui a Caruaru através da PrefTV, tende a aproximar o cidadão dessa comunicação que forma a cidadania", afirmou, ressaltando o desafio de "enfrentar essa praga do nosso mundo, as fake news".



O prefeito Rodrigo Pinheiro reforçou a mensagem de transparência, descrevendo a inauguração como um "ato democrático". Ele destacou a parceria com o governo federal e agradeceu o apoio de parlamentares como o deputado Fernando Monteiro e os senadores Tereza Leitão e Humberto Costa. "Vamos nos ver no canal 6, sem fake news e transmitindo a verdade e comunicando aquilo que a população precisa", declarou.

A PrefTV, idealizada pelo secretário de Comunicação de Caruaru, Thiago Azevedo, promete uma programação diversificada, focada em prestação de serviços, divulgação de políticas públicas e, principalmente, na valorização da cultura local. Para Azevedo, o lançamento em sinal aberto é a concretização de um sonho. "A PrefTV é um sonho que começou a tomar forma no São João de 2022 e se torna realidade, ampliando o acesso da nossa população à informação de qualidade", disse.



Por fim, o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, celebrou a iniciativa como um passo importante para a comunicação pública no país. Ele citou a preocupação do presidente Lula em "ampliar a comunicação segura com compromisso com a verdade" e ressaltou que a missão do ministério é "ampliar a capilaridade de iniciativas como essa" para levar "comunicação verdadeira" aos mais diversos cantos do Brasil.

Com o investimento e a tecnologia que impulsionam o canal, a PrefTV se posiciona para se tornar uma referência em comunicação transparente, com uma programação feita para os caruaruenses. A nova emissora, que já conta com um histórico de sucesso nas transmissões digitais, agora tem a oportunidade de alcançar um público ainda maior, unindo-se ao ecossistema da comunicação pública brasileira.


QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.