As ações acontecerão entre os dias 12 a 15 de agosto
A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Vigilância Ambiental, realizará, entre os dias 12 a 15 de agosto, a Semana Municipal de Prevenção e Controle da Leishmaniose. A iniciativa, instituída pela Lei Municipal nº 6.042/2018, tem como objetivo conscientizar a população sobre a doença, sua forma de transmissão e as principais medidas de prevenção.
A leishmaniose é uma zoonose que pode afetar seres humanos e animais, especialmente cães, e exige atenção para reduzir os riscos de transmissão. Durante toda a semana, serão promovidas ações educativas, panfletagem, vacinação antirrábica e testes rápidos em diversas localidades do município, tanto na zona urbana quanto na zona rural.
“A Semana Municipal de Prevenção e Controle da Leishmaniose é fundamental para conscientizar a população sobre os riscos da doença e a importância dos cuidados tanto com os animais como com os seres humanos. Quando a comunidade se engaja, conseguimos reduzir a transmissão e proteger a saúde de todos”, ressaltou a gerente da Vigilância em Saúde de Caruaru, Cecília Borba.
Programação:
12/08 (Terça-feira) – Escola Intermediária Maria do Socorro (Sítio Xicurú) – 7h às 12h. Ações educativas / Vacinação Antirrábica / Teste Rápido em animais.
13/08 (Quarta-feira) – UBS Sítio Cipó – 7h às 12h. Ações educativas / Vacinação Antirrábica / Teste Rápido em animais.
14/08 (Quinta-feira) – Auditório da Faculdade Maurício de Nassau – Formação sobre Leishmaniose Visceral voltada para os profissionais da rede municipal de saúde. 8h às 12h: Enfermeiros; 14h às 17h: Médicos.
15/08 (Sexta-feira) – Marco Zero (Nossa Senhora das Dores) – 7h às 12h. Ações educativas / Vacinação Antirrábica / Teste Rápido em animais.
Foto: Divulgação