Ponto turístico é um dos mais visitados de Caruaru
Na manhã da última terça-feira (12), no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Centenário, a Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Economia Criativa (SEDETEC), promoveu um curso de capacitação para as tapioqueiras que trabalham no Monte Bom Jesus.
Ministrado pela coordenadora de turismo Julianne Monteiro, o treinamento contou com a participação das oito mulheres que comercializam nos quiosques situados no espaço, um dos pontos turísticos mais visitados de Caruaru.
O momento destacou o fortalecimento do empreendedorismo feminino, a autovalorização e a troca de experiências entre as comerciantes. A empreendedora Roseli Maria, definiu a palestra como "aprendizado”. “Você aprende, você transforma e você faz a diferença”, comemorou.
A palestra com as tapioqueiras do Monte Bom Jesus é mais uma ação da Prefeitura de Caruaru para qualificar o mercado de trabalho voltado para o turismo econômico, um importante setor que gera emprego, renda e desenvolvimento à Capital do Forró.
O MONTE BOM JESUS
O Monte Bom Jesus é um elemento emblemático da paisagem urbana de Caruaru. Com vegetação e relevo singulares, ele possui um forte teor simbólico e afetivo e é fonte de inspiração para poetas e cantadores locais, povoando o imaginário em histórias saudosas de boa parte da população.
Localizado no centro do município de Caruaru, o Monte Bom Jesus é contornado por quatro bairros: Nossa Senhora das Dores (Centro), Centenário, São Francisco e Divinópolis, mas, de lá, somos presenteados com uma vista de 360º de toda a cidade, já que ele o ponto urbano mais alto do município. Do alto dos seus 630 metros, ele se impõe em relação à cota média da cidade de 545m.
A construção mais antiga do monte é a Capela do Bom Jesus, construída em 1902. Ladeando a capela, é possível encontrar o Cruzeiro do Vigarinho. O acesso ao monte pode ser feito de carro ou através de uma escadaria que possui 365 degraus e 12 patamares representando a Via Crucis (via sacra). O Monte Bom Jesus possui também centro de atendimento ao turista, mirantes, parque infantil, anfiteatro, estacionamento, oito boxes de alimentação e quadra poliesportiva.
Funcionamento: de domingo a domingo, 8h às 20h.
Foto: Érika Luana