Iniciativa que incentiva e reconhece os avanços na garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e Amazônia Legal brasileira, o Selo Unicef, promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), busca monitorar os indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem os municípios a cumprir às metas estabelecidas na Convenção sobre os Direitos das Crianças e Adolescentes que, no Brasil, é representado através do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
A edição 2025 - 2028 do Selo Unicef tem foco especial nas crianças e adolescentes indígenas, quilombolas e negras, fortalecendo a equidade étnico-racial. Serão contemplados 11 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Também será designado um mobilizar para cada resultado sistêmico, que contemplam seis áreas sociais, sendo elas 1- saúde e nutrição; 2 - educação; 3 - proteção contra violência; 4 - água, saneamento, higiene e mudanças climáticas; 5 - proteção social; 6 - Igualdade étnico-racial.
Bezerros, representado pela prefeita Lucielle Laurentino, fez a assinatura do Termo de Adesão ao Unicef 2025 - 2028, reforçando o compromisso em garantir políticas públicas voltadas para o cuidado e proteção de crianças e adolescentes. A assinatura foi realizada no gabinete oficial, com a presença de membros da Comissão Intersetorial do Selo Unicef, secretários municipais e demais agentes envolvidos na articulação do processo de adesão.
Vale lembrar que Bezerros reconquistou o Selo Unicef, após anúncio oficializado em 06 de novembro de 2024. A certificação foi recebida no dia 12 de dezembro do mesmo ano. Entre 2017 e 2020, o município havia perdido a certificação, mas após o trabalho conjunto e intersetorial entre o município e a comunidade, a cidade cumpriu uma série de metas e reconquistou a certificação para o período de 2021 a 2024.
O Selo Unicef é o símbolo do compromisso coletivo em garantir os direitos de crianças e adolescentes, promovendo um futuro mais justo e cheio de oportunidades para todos os bezerrenses. A partir da nova adesão, a cidade assume o compromisso de dar continuidade às ações já desenvolvidas e implementar novas atividades e políticas públicas voltadas para a garantia do Selo Unicef.
TEXTO: Gabriel Galvão / Izaias Néu - GECOM/PMB.
FOTOS: Joelma Silva - GECOM/PMB.