A atriz Maria Alves foi eleita e passará a compor o quadro de imortais da Academia Caruaruense de Cultura, Ciências e Letras (ACACCIL). A eleição aconteceu na Assembleia Geral Extraordinária no último dia 26 de julho e elegeu além dela, o professor e radialista, Uaci Edvaldo Matias Silva e o professor, advogado e psicólogo Juarez Caesar Malta Sobreira. Maria Alves irá ocupar a cadeira n° 09, que tem como patrono Natalício Augusto das Neves (Lício Neves) e que teve como ocupante anterior, Janduhy Finizola da Cunha. A ACACCIL é composta por 40 cadeiras e atualmente tem 35 ocupadas, com a nova escolha passará a ter 38 cadeiras ocupadas, sendo 25 por homens e 13 por mulheres. Essas cadeiras possuem patronos e patronesses, que foram selecionados nos anos iniciais da fundação da ACACCIL e representam pessoas que contribuíram nas áreas de cultura, ciências e letras.
Maria Alves é natural de Caruaru, é pedagoga formada, pela UFPE – Campus do Agreste onde também se tornou Mestra em Educação Contemporânea, é atriz, encenadora, arte/educadora, professora de teatro, produtora cultural e Escritora. Há 31 anos é professora de teatro do Colégio Diocesano de Caruaru, foi também professora substituta na UFPE da disciplina Arte/Educação, foi presidente da Fundação de Cultura de Caruaru e também gerente de artes da Secretária de Educação de Caruaru. Como Produtora Cultural está à frente da Maktub Teatro e Outras Invencionices, é autora do livro “Arte e seu ensino: sentidos atribuídos pelas vozes das crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental” que foi editado e lançado pelo SESC de Pernambuco. Tem 45 anos de serviços prestados a Caruaru e a Pernambuco através da Arte, da Cultura e da Educação.
Os nomes foram escolhidos através de votos pelos membros atuais da ACACCIL. A data da posse ainda será divulgada. A ACACCIL foi fundada em 18 de maio de 1982 e atualmente é presidida por Paulo Muniz.
Foto: Divulgação