Romantismo e sofrência serão a tônica da noite comandada por nomes como Pablo, Kelvis Duran, Adilson Ramos e Juarez; ações de música, circo, dança, poesia e teatro acontecem pela cidade
Salgueiro já é terra do Pernambuco Meu País. Na última quinta-feira (24), a trupe que leva o nome do festival desembarcou em Salgueiro já dando um gostinho do que vem por aí, trazendo música, circo, dança, poesia e teatro em um verdadeiro arrastão cultural. E a partir desta sexta-feira (25), começam os shows no palco montado na Praça da Bomba, além das atividades das mais diversas expressões culturais espalhadas pela cidade sertaneja.
Neste primeiro dia, subirão ao palco vozes românticas do brega e do arrocha, como Kelvis Duran e Pablo, além do veterano Adilson Ramos e Juarez. E claro que a já tradicional abertura do festival em cada cidade, o Espetáculo Pernambuco Meu País, entregando sua nova versão, com coreografia de Maria Paula Costa Rêgo, trilha sonora de Maciel Salu e projeção digital de Gabriel Furtado. Nos intervalos, a música não para com a agitação do Som na Rural, que receberá o DJ Pedro Humberto.
Mas a música começa desde cedo. O País das Culturas Populares já começa suas atividades no Museu do Couro a partir das 15h, com apresentações dos grupos Sou da Terra, Cavalo Marinho Sertão a Fora: Boi Milagroso e o Samba de Coco Fulô do Barro. A partir das 18h, o mesmo espaço se transforma no País da Música, com shows de Hellen Mãezinha e Kauã Poeta. Já a Praça Santo Antônio abrigará o País das Conexões Urbanas, que nesta sexta recebe o rapper Okado do Canal.
O Museu do Couro também será território dos encontros entre cultura e infância no País das Brincadeiras, com os espetáculos Pernambrincantes, Moleza e Gentileza e a performance Mulheres que Carregam Homens. Também tem apresentações teatrais no País das Artes Cênicas, montado na Casa da Cultura, que recebe as encenações Híbridos Enlaces: a Ancestralidade das Conexões no Agora e Poeta Preto. Pelo País das Conexões Visuais, instalado no mesmo local, serão abertas as exposições Cuba Contemporânea e Encantos e Encantamentos com as Imagens e Histórias dos Orixás.
E o Cortejo Brincantes de Pernambuco também começará a tomar as ruas nesta sexta. No primeiro dia, estarão presentes os grupos A Bicharada, Boi Maracatu, Cia de Dança Adriana do Frevo, Companhia Feira de Teatro Popular, Nação Maracatu Leão de Campina, Orquestra Maestro Carlos e Caboclinhos da Jurema. A programação do Pernambuco Meu País em Salgueiro segue até domingo (27). O festival segue até 7 de setembro, passando pelas cidades de Buíque, Bezerros, Pesqueira, Gravatá, Arcoverde e Caruaru.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE SEXTA-FEIRA (25)
PALCO PERNAMBUCO MEU PAÍS (PRAÇA DA BOMBA)
18h30 - Espetáculo Pernambuco Meu País
19h20 - Kelvis Duran
20h50 - Adilson Ramos
22h40 - Juarez
00h30 - Pablo
Som na Rural e DJ Pedro Humberto (nos intervalos)
País das Artes Cênicas
Casa da Cultura
17h | Híbridos Enlaces - A Ancestralidade das Conexões no Agora
19h | Poeta Preto, com Rosberg Adonay
País das Brincadeiras
Museu do Couro
25/07
15h | Espetáculo Pernambrincantes
16h | Mulheres que Carregam Homens
17h | Espetáculo Moleza e Gentileza
País das Conexões Urbanas
Praça Santo Antônio, a partir das 16h
25/07
18h | Okado do Canal
País das Conexões Visuais
Casa da Cultura, a partir das 10h
25 a 27/07
Exposição Cuba Contemporânea
Encantos e encantamentos com as imagens e histórias dos Orixás
País das Culturas Populares
Museu do Couro, a partir das 15h
25/07
15h | Grupo Cultural Sou da Terra
16h | Cavalo Marinho Sertão a Fora - Boi Milagroso
17| Samba de Coco Fulô do Barro
País da Música
Museu do Couro, a partir das 18h
25/07
18h | Hellen Mãezinha
19h20 | Kauã Poeta
Cortejo Brincantes
Em vários pontos da cidade, a partir das 16h
25/07, a partir das 17h
A Bicharada
Boi Maracatu
Cia Brasil por Dança Adriana do Frevo
Companhia Feira de Teatro Popular
Nação do Maracatu Leão da Campina
Orquestra Maestro Carlos
Os Caboclinhos da Jurema
País da Economia Criativa
Museu do Couro, a partir das 15h
25 a 27/07
Comercialização de produtos de artesanato e gastronomia
País da Literatura
Praça Santo Antônio
25 a 27/07
BiblioSesc