terça-feira, 1 de julho de 2025

AGRESTINA MARCA PRESENÇA NA MAIOR FEIRA CATÓLICA DO MUNDO


Agrestina apresentará seu projeto de fortalecimento ao turismo religioso, destacando a devoção a Nossa Senhora do Desterro, na 18ª edição da ExpoCatólica




Nesta quinta-feira (3), Agrestina marcará presença na 18ª edição da ExpoCatólica, em São Paulo, apresentando seu projeto de fortalecimento ao turismo religioso, com destaque para a Festa de Nossa Senhora do Desterro, considerada a maior devoção do Brasil. No estande do estado de Pernambuco, o público poderá conhecer o andor pintado à mão, que carrega a imagem da santa, além de acompanhar a entoação do Hino de Nossa Senhora do Desterro, símbolos vivos da fé, tradição e identidade do povo agrestinense. A exposição, reconhecida como a maior feira católica do mundo, segue até domingo (6), reunindo fiéis, expositores e visitantes de todo o país.

A iniciativa tem como objetivo valorizar o patrimônio religioso e cultural da cidade, atraindo fiéis, turistas e estudiosos para conhecerem de perto a trajetória centenária de devoção e participarem das tradicionais festividades que movimentam Agrestina todos os anos. Além de resgatar e preservar a fé popular, o projeto busca impulsionar o turismo e fortalecer a economia local, consolidando o município como um dos principais destinos religiosos do Brasil.

Para o secretário de Cultura e Turismo de Agrestina, Josenildo Santos, o momento é de afirmação da identidade agrestinense no cenário nacional. “Estamos levando muito mais que um símbolo religioso. Levamos conosco a história, a fé e a cultura de um povo que, há mais de um século, carrega sua devoção e constrói sua identidade através dela. É uma oportunidade única de mostrar ao Brasil a força da nossa tradição e, ao mesmo tempo, abrir portas para o desenvolvimento turístico e econômico da cidade”, destacou.

Uma devoção que atravessa gerações

A história da devoção a Nossa Senhora do Desterro em Agrestina remonta a 1922, no Sítio Cachoeira, quando, segundo a tradição, um andarilho faminto trocou a imagem da santa por um animal para saciar sua fome. Após a emancipação do município, em 1929, uma réplica da imagem foi levada para a sede da cidade, onde a devoção cresceu e se tornou um dos maiores eventos religiosos de Pernambuco. Atualmente, a tradicional procissão e as celebrações em homenagem à padroeira reúnem mais de 20 mil pessoas, movimentando o comércio, a cultura e a economia local.

Sobre a ExpoCatólica

Nesta edição, a ExpoCatólica reunirá mais de 200 expositores e cerca de 30 mil visitantes, e terá como tema “Ampliando olhares para um futuro de esperança”, em sintonia com o Jubileu 2025. Além da área de exposição, a programação inclui congressos, seminários e eventos culturais, fortalecendo o diálogo entre fé, cultura e inovação.

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.