quarta-feira, 14 de maio de 2025

TURMA DO BEM SELECIONA JOVENS PARA TRATAMENTO DENTAL GRATUITO EM CARUARU


A megatriagem acontece nesta quinta-feira (15), em 142 municípios por todo o país simultaneamente, e visa encaminhar mais de cinco mil crianças e adolescentes para atendimento profissional




A Turma do Bem (TdB), maior rede de dentistas voluntários especializados do mundo, realizará a Megatriagem Odontológica no dia 15 de maio de 2025, em todo o Brasil. Caruaru será beneficiada e a ação ocorrerá simultaneamente em 142 cidades de diferentes estados. A Megatriagem tem como objetivo identificar e encaminhar crianças e adolescentes de 11 a 17 anos em situação de vulnerabilidade social para tratamento odontológico gratuito até os 18 anos.

A expectativa é que mais de cinco mil jovens sejam encaminhados para tratamento. Os selecionados terão acompanhamento odontológico gratuito até atingirem a maioridade. “É sempre muito inspirador ver nossos dentistas mobilizados para promover transformações reais na vida de pessoas que tanto precisam. Não ter acesso a cuidados em saúde bucal só por não poder pagar por um tratamento ainda é uma realidade para milhões de brasileiros, que nós nos comprometemos em mudar. Quando fazemos isso, estamos olhando para a mudança que podemos ser na vida desses jovens”, afirma presidente voluntário e fundador da TdB, Dr. Fábio Bibancos.

Para participar, os jovens devem ter entre 11 e 17 anos, estar acompanhados de um
responsável e apresentar RG e comprovante de residência no local da triagem. Em Caruaru, ela será realizada na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Rosilda Maciel, no bairro Agamenon, das 8h às 17h. Deverão ser atendidas 200 crianças.

Durante a ação os participantes serão avaliados por um dentista voluntário por meio de um exame visual não invasivo, no qual serão registradas informações sobre a saúde bucal e a condição socioeconômica do paciente, além de ser oferecido um kit de higiene bucal. Em algumas cidades, o programa "Sorriso Saudável, Futuro Brilhante”, da Colgate, estará presente com atividades de educação e distribuição de kits de higiene bucal voltadas para crianças de 5 a 10 anos e seus responsáveis.

Desde 2021, a Colgate é parceira da Turma do Bem em diversas iniciativas, incluindo
ações com foco em comunidades regionais. Um dos destaques dessa parceria foi a Mega Triagem de 2024, que beneficiou mais de cinco mil jovens. Além disso, desde 1994, a Colgate como iniciativa de ESG desenvolve o programa “Sorriso Saudável, Futuro Brilhante”, que já impactou
mais de 20 milhões de crianças com materiais educativos e distribuição de kits de higiene bucal.

Após as triagens simultâneas, a equipe da Turma do Bem irá enviar uma carta de aprovação para os jovens que forem selecionados para o tratamento
odontológico gratuito com todas as informações necessárias.






Turma do Bem
A Turma do Bem (www.turmadobem.org.br) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e gerencia a maior rede de voluntariado especializado do mundo, contando com mais de 18 mil dentistas voluntários que atuam em 12 países. Oferece atendimento odontológico gratuito à população de baixa renda em condição de vulnerabilidade social e com graves problemas bucais, focando em dois públicos principais: jovens de 11 a 17 anos e mulheres vítimas de violência de gênero que tiveram a dentição afetada. Em 23 anos, impactou mais de 89 mil jovens e 1100 mulheres.

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.