Combinando elementos lúdicos e referências da cultura local, a peça homenageia a história e a identidade de Caruaru
Caruaru será palco de uma experiência teatral encantadora, que une elementos da cultura local à magia do teatro infantil. Intitulado ‘Alice no País de Caruaru’, o espetáculo terá circulação gratuita entre os dias 17 e 25 de maio, passeando em espaços emblemáticos da cidade: a Feira de Artesanato, o Monte Bom Jesus, o Alto do Moura e o SESC Caruaru.
Com o intuito de transportar o público para um universo lúdico que referencia o clássico ‘Alice no País das Maravilhas’, a encenação homenageia a história e a identidade de Caruaru, através de elementos como a personagem Patativa, inspirada na primeira professora da cidade, a trilha sonora do caruaruense Carlos Fernando e celebrações a outros ícones locais, como Azulão, Onildo Almeida e Valdir Santos.
A narrativa acompanha a protagonista Alice, que percorre pontos turísticos de Caruaru, enquanto enfrenta os desafios impostos pela vilã Maria Sulanqueira. Ao longo da jornada, a menina descobre as belezas culturais da cidade e reflete sobre temas como a valorização do conhecimento e a preservação do meio ambiente, especialmente a partir dos impactos da poluição no Rio Ipojuca.
“Mais do que uma peça infantil, ‘Alice no País de Caruaru’ é um convite para redescobrir a cidade sob a ótica dos seus poetas e artistas. À medida que Alice enfrenta Maria Sulanqueira, o público é instigado a refletir sobre o cuidado com o meio ambiente, o poder transformador do conhecimento e a importância de preservar as tradições culturais. O espetáculo celebra a força da arte como ferramenta de educação, memória e transformação social, despertando, em cada espectador, o sentimento de pertencimento e a inspiração para sonhar novos mundos”, celebrou a produtora Kelly Moura.
A peça conta com o texto de Ary Valença e Matheus Silva, direção artística e encenação de Ary Valença, produção de Kelly Moura e assistência de produção de Jaque Santos. O elenco é composto por Maria Clara Moura (Alice), Charlene Santos (Maria Sulanqueira), Guilherme Milleron (Gato Maracajá), Morganna Bernardo (Professora Patativa), Willyeber Soares (Sr. Cágado) e Ary Valença (Sapateiro Maluco), além da apresentação dos músicos Valdemar Neto, Rennan Torres e Wagner Santos.
O espetáculo conta com o incentivo da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) 2024, através do edital municipal de Caruaru.
Confira o cronograma de apresentações:
17 de maio (sábado)
12h30 - Feira de Artesanato (Próximo a Tia Guida)
18 de maio (domingo)
16h - Anfiteatro do Monte Bom Jesus
24 de maio (sábado)
16h - Alto do Moura
25 de maio (domingo)
16h - Teatro Rui Limeira Rosal (SESC Caruaru)