O Instituto do Câncer Infantil do Agreste, ICIA, recebe nesta quinta-feira (26) a atleta paralímpica Maria Carolina Santiago, que foi um dos destaques da delegação brasileira nas Paralimpíadas Paris 2024. Carolina é madrinha do ICIA e escolheu a sede da instituição para falar com a imprensa local e mostrar suas recentes medalhas conquistadas na competição. Os Jogos Paralímpicos Paris 2024 foram realizados entre 28 de agosto e 8 de setembro, reunindo mais de 4.400 dos melhores atletas paralímpicos do mundo em 12 dias de competições de várias modalidades.
A atleta entrou para a história como a maior medalhista de ouro do Brasil nos Jogos Paralímpicos. Em Paris, a pernambucana conquistou três ouros, assim como nos Jogos de Tóquio. A nadadora de 39 anos é uma das referências da natação paralímpica nacional e competiu na classe S12, para atletas com deficiência visual.
Carol nasceu com síndrome de Morning Glory, alteração congênita na retina que reduz seu campo de visão. Praticou natação convencional até o fim de 2018, quando migrou para o esporte paralímpico. Ela é a atual recordista mundial dos 50m livre, com 26s65, registrados em Manchester 2023.