Na noite desta quarta-feira (18), Recife foi palco da abertura do 8º Encontro Nacional dos Oficiais de Justiça (ENOJUSPE 2024), realizado na Escola Judicial de Pernambuco (ESMAPE). O evento, considerado um dos maiores do sistema judiciário brasileiro, contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Ricardo Paes Barreto, a coordenadora da Mulher do TJPE, desembargadora Daisy Andrade, o presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça de Pernambuco (Sindojuspe), Roberto Soto, o deputado federal Cel. Meira, entre outras autoridades.
A palestra de abertura foi marcada pela apresentação do projeto pioneiro Núcleo Integrado dos Oficiais de Justiça (NIOJ), uma iniciativa voltada à proteção da mulher e parte integrante da rede de enfrentamento à violência em Caruaru. O projeto foi apresentado pela comandante da Patrulha Maria da Penha de Caruaru, tenente Dayana Vasconcelos, pelo diretor-geral administrativo do Sindojuspe, Marco Albuquerque, e pela advogada e ex-secretária da Mulher de Caruaru, Luana Marabuco.
Durante a apresentação, Luana Marabuco enfatizou o impacto transformador do projeto: "Este projeto vem consolidar o papel de Caruaru como pioneira na proteção à mulher. A integração entre os órgãos envolvidos permite uma resposta mais ágil e eficaz no enfrentamento à violência, garantindo que as mulheres recebam o acolhimento e a proteção que merecem de forma célere e humanizada”, afirmou Luana Marabuco.
O NIOJ, que conta com o apoio do Governo do Estado de Pernambuco, por meio do 4º Batalhão, e da Prefeitura Municipal de Caruaru, fortalece a rede de enfrentamento à violência na cidade. A recente inauguração da sala do NIOJ, dentro da Vara de Violência Doméstica e Familiar, localizada próxima à Delegacia da Mulher e ao Centro de Referência da Mulher, é um exemplo concreto desse avanço. A proximidade entre esses serviços facilita o acolhimento às vítimas e agiliza os procedimentos de proteção.
Com esse projeto, Caruaru reafirma sua posição como referência nacional na política de proteção às mulheres, sendo um dos principais destaques do ENOJUSPE 2024.