Com belo histórico voltado para ações sociais, Dayse é ex-secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e atual candidata a vice-prefeita de Caruaru
Rodrigo Pinheiro (PSDB) buscará a reeleição para comandar pelos próximos quatro anos a Prefeitura de Caruaru, tendo como vice, Dayse Silva (PSDB), a sua ex-secretária da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Com larga experiência na elaboração e execução de ações e serviços que possibilitaram diversas melhorias na vida de milhares de caruaruenses, Dayse tem no seu DNA o espírito de luta, trabalho, dedicação e de amor ao próximo herdado pelos seus pais Eliane Silva e Antônio José, que há décadas, labutam por um futuro melhor para a sua família e a todos que os rodeiam, sob a terra e abaixo do sol da Capital do Agreste.
Nascida no dia 1º de outubro de 1992, Dayse Willyane Santos Silva, vivenciou praticamente toda a sua infância, na rua Esdras de Farias, no bairro do Salgado, e desde cedo, aprendeu o valor e a importância do trabalho. “Sou filha de costureira e de sulanqueiro e já pequena os ajudava no fabrico da família. Na época, estudava em escola pública e nos horários disponíveis fazia questão de ajudá-los também na Feira da Sulanca. Esta experiência de bastante luta e de dedicação para com a nossa sobrevivência, me trouxe aprendizados que carrego comigo por toda a minha vida e ainda me despertou o desejo de fazer ainda mais pelo próximo”, relembrou Dayse.
Quando chegou à fase adulta, Dayse Silva não pensou duas vezes ao prestar vestibular para Serviço Social, onde foi aprovada em uma faculdade particular. “Vi muito meus pais ajudando com o que podiam a todos que os procuravam, ao longo da minha infância e adolescência, e só tinha em mente que o melhor caminho seria esse: o Serviço Social. Queria contribuir de alguma forma para que as pessoas do meu bairro, o Salgado, e da minha terra, Caruaru, melhorassem de vida, ou seja, tivessem os seus direitos garantidos e sempre com motivos para realizar os seus sonhos ainda mais”, comentou.
Apesar das dificuldades financeiras, que a levaram a interromper os estudos por certo período, ela conseguiu concluir a graduação e não parou mais de trabalhar. Já com larga experiência e com trabalho reconhecido no serviço público como assistente social, foi convidada para ingressar, em 2022, na gestão do prefeito Rodrigo Pinheiro, onde assumiu de início a função de secretária-executiva da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Caruaru. Logo na sequência, virou titular da pasta, onde permaneceu até a sua desincompatibilização do cargo para disputar as eleições municipais 2024.
“Estar à frente da SDSDH sempre foi motivo de muito orgulho, mas também de bastante responsabilidade, haja vista que sabia dos desafios a serem superados e da sua importância para com a vida dos caruaruenses. Entrei com a missão de elevar os números das ações, dos serviços e dos programas desenvolvidos em prol de melhorias para toda população e graças a Deus e com bastante empenho, juntamente com o prefeito Rodrigo Pinheiro e de toda a minha equipe, conseguimos obter avanços significativos! Um bom exemplo disso se referiu à taxa de atualização do Cadastro Único, que conseguimos alavancar de 73% para 90%, inclusive superando a média nacional”, destacou Dayse Silva.
Ao ser convidada por Rodrigo Pinheiro para assumir a maior missão até agora da sua vida, ela recordou de imediato daquilo que faz muito sentido à sua história: “Fazer algo pelo próximo! Contribuir para com a transformação de vidas! Desde que Rodrigo assumiu a Prefeitura, temos acompanhado o crescimento de todas áreas da cidade, incluindo o social, então, tenho certeza que todos juntos poderemos fazer ainda mais pela nossa querida Caruaru e toda a sua população. Será uma gestão ainda mais próxima das pessoas atendendo e superando às suas expectativas e anseios. Se Deus quiser e com o apoio dos caruaruenses, o avanço vai continuar!”, finalizou Dayse Silva.
Fotos: Divulgação