A Secretaria de Educação e Esportes de Caruaru, juntamente com a Rede Urban 95, realizou o segundo encontro das Cirandas Formativas, na tarde desta quarta-feira (03), no auditório da Seduc, no bairro Petrópolis. Este foi mais um dos seis encontros, que serão realizados, ao longo do ano, pela iniciativa com o objetivo de discutir e implementar ações que possibilitem o fortalecimento da primeira infância, na Capital do Agreste.
Na ocasião, a palestrante Elisama Santos abordou o tema central “As famílias: apoiando a parentalidade e fortalecendo redes”, com os subtemas: “Parentalidade positiva”, “Importância do trabalho com famílias”, “O que são redes de apoio e qual a importância delas”, “Como fortalecer os vínculos entre a comunidade e estabelecer redes de apoio”, “Parentalidade positiva e estratégias de fortalecimento das famílias”, além do “Masculinidade tóxica e paternidades”.
Na sequência, os participantes ainda tiveram oportunidade de acompanhar à palestra "Fortalecimento dos vínculos e da parentalidade através da intersetorialidade é das visitas domiciliares", com a coordenadora do Programa Criança Feliz da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Izabela Fernandes da Silva.
As Cirandas Formativas são mais uma ação decorrente de uma construção da política pública municipal voltada à primeira infância que vem ocorrendo em Caruaru, desde 2017 e que se intensificou a partir de 2020, com o ingresso do município, na Rede Urban95 Brasil. Desde então, já foram criados o Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI) de Caruaru (Lei 6.994, de 03 de abril de 2023); o programa de Primeira Infância de Caruaru (PRINC) (Decreto 054, de 01 de agosto de 2023); e o Comitê das Crianças (Decreto 066, de 31 de agosto de 2023).