terça-feira, 23 de abril de 2024

PARCERIA ENTRE A ADMINISTRAÇÃO DE FERNANDO DE NORONHA E A MARINHA RESULTA EM MAIS DE 4 MIL PROCEDIMENTOS DE SAÚDE

A iniciativa ofereceu à população da ilha atendimentos em dez especialidades médicas, evitando o deslocamento da comunidade para o continente




Fernando de Noronha recebeu, entre os dias 17 e 19 de abril, pela quarta vez, a tradicional Ação Cívico-Social (Aciso), resultado de uma parceria entre a Administração da ilha e a Marinha do Brasil. A iniciativa realizou 4.421 procedimentos de saúde, em dez especialidades médicas, entre elas ortopedia e pequenas cirurgias, como retirada de lipomas e sinais, sendo essas apontadas como as mais procuradas.

Os procedimentos foram distribuídos da seguinte forma: 781 consultas, 444 procedimentos e exames, 1.879 medicamentos dispensados, 1.094 materiais médico-hospitalares dispensados e 323 atendimento de enfermagem.

Essas consultas e os procedimentos executados diminuíram a demanda reprimida da Rede de Atenção à Saúde e oportunizaram aos noronhenses receberem orientação médica qualificada na própria ilha, sem a necessidade de serem encaminhados ao continente, diminuindo tempo e custos nos tratamentos necessários, como falou a administradora Thallyta Figuerôa.

“A Aciso já é uma ação consolidada no calendário de Fernando Noronha. A iniciativa é bastante significativa e importantíssima, pois, trazendo esses profissionais para a ilha, para um atendimento local, e serviços com mais dignidade, o morador não vai precisar se deslocar para o continente. Estamos trabalhando junto à Marinha e esperamos que nos próximos anos a parceria se fortaleça cada vez mais. A expectativa é que essa ação aconteça duas vezes ao ano”, disse.




O capitão de Mar e Guerra, Carlos Tojal, destacou a grande operação para que a Aciso acontecesse. “A gente entende que auxiliar a população local, trazendo um pouco da estrutura do continente, por meio da Marinha, é fundamental para ajudar com os atendimentos na ilha, demandando grande mobilização. A gente caracteriza esta ação como benigna, com o emprego da força em ações humanitárias e de atendimentos sociais, contando com todo o apoio logístico da Administração”, afirmou.

Os atendimentos aconteceram na Unidade de Saúde da Família – Dois Irmãos e no Hospital São Lucas, por uma equipe de, aproximadamente, 50 militares-médicos e técnicos da Marinha do Brasil, que desempenham suas funções no Hospital Naval de Recife, Hospital Naval de Natal e Capitania dos Portos de Pernambuco.

Os pacientes que fizeram parte da ação já são atendidos pela Atenção Básica da Unidade de Saúde da Família de Noronha. Eles participaram de uma triagem e foram encaminhados para os devidos especialistas.

Exames, consultas odontológicas e testes laboratoriais, como hemograma e citologia oncótica (para detectar possíveis alterações nas células do colo do útero), além de videolaringoscopia e radiografia simples, fizeram parte do hall de procedimentos oferecidos gratuitamente à população noronhense, assim como testagens rápidas para HIV, hepatites, sífilis e dengue, glicose e aferição de pressão.




4ª Aciso em números

Consultas - 681
Procedimentos e exames - 444
Medicamentos dispensados - 1.879
Materiais médico-hospitalares dispensados - 1.094
Atendimento de enfermagem - 323

Urologia - 71
Otorrinolaringologista - 28
Limpeza mecânica - 19
Vídeo otoscopia - 2

Ginecologista - 67
Remoção de DIU - 1
Citologia oncótica - 45

Ortopedista -159
Cirurgia Vascular - 121
Cirurgião geral - 50
Exérese de lesão - 64

Cirurgião-dentista - 64
Procedimentos - 242

Medicamentos dispensados - 1.879
Materiais médico-hospitalares dispensados - 1.094
Atenção farmacêutica - 61
Atenção de enfermagem - 323
RX - 74

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.