quinta-feira, 28 de março de 2024

APRESENTAÇÃO DO CPF PASSA A SER OBRIGATÓRIA NOS SERVIÇOS DE SAÚDE EM CARUARU




A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), informa que, a partir do dia 1º de abril de 2024, será obrigatória a inclusão do número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) em todos os formulários públicos de solicitação de serviços, assim como nos sistemas do Ministério da Saúde. O Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) continuará sendo a porta de entrada para acesso aos serviços de saúde pública, porém a medida faz parte da vigência da Lei 14.534/2023, que estabelece o CPF como documento único para identificação do cidadão nos bancos de dados do serviço público.

Para garantir agendamentos de consultas, exames, tratamentos ou cirurgias, é fundamental que o usuário faça a atualização do cadastro no SUS, que pode ser realizada na rede ambulatorial, Unidades Básicas de Saúde (UBS) de seu território ou especializada. É importante também manter o contato telefônico atualizado no sistema, já que, a partir da próxima segunda-feira (1º de abril), os usuários passarão a receber informações de agendamentos via WhatsApp, além de mensagens de texto, via sms. Além deles, o usuário pode fazer o acompanhamento pelo site viconsus.saudecaruaru.pe.gov.br.

A obrigatoriedade do CPF tem como objetivo simplificar o acesso das pessoas aos serviços de saúde, reduzindo a necessidade de portar várias numerações de Cartão Nacional do SUS. Isso trará maior comodidade aos usuários e tornará o sistema de atendimento mais eficiente.

“Além do acesso à saúde, a mudança afetará diversos outros serviços públicos, tornando o CPF obrigatório em certidões de nascimento, casamento e outros atos civis. Portanto, é fundamental que a população esteja ciente dessas mudanças e proceda com a atualização de seus dados o quanto antes”, destacou a gerente de Regulação, Avaliação e Controle da SMS, Kelly Costa.

Foto: Reprodução/internet 

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.