terça-feira, 14 de novembro de 2023

DIA MUNDIAL DO COMBATE À DIABETES: DENTISTA ALERTA SOBRE O IMPACTO DA DOENÇA NA SAÚDE BUCAL

A doença crônica pode provocar diversos danos à saúde




Cerca de 17 milhões de adultos têm diabetes no Brasil, de acordo com os dados mais recentes do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel). No Dia Mundial do Combate à Diabetes, celebrado nesta terça-feira (14), esses dados alarmantes chamam ainda mais atenção para o impacto da doença na vida dos brasileiros. A enfermidade crônica, caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue, pode provocar diversos danos à saúde, como complicações cardiovasculares, problemas oculares e infecções bucais.

“O paciente com diabetes tem alto risco de desenvolver problemas devido ao descontrole da glicemia. Na odontologia, é muito comum ver pessoas diabéticas com doenças periodontais, que são as famosas inflamações na gengiva. A enfermidade surge aos poucos como uma pequena irritação na boca, mas se o caso não for tratado da forma adequada pode causar, até mesmo, a perda dos dentes”, enfatizou a cirurgiã-dentista Mariana Cordeiro.

Além de adotar medidas preventivas, como a escovação correta dos dentes e o uso do fio dental, os pacientes diabéticos devem visitar o dentista de seis em seis meses. “As pessoas com diabetes que já apresentaram inflamações na gengiva precisam ficar alertas, pois as doenças periodontais podem descompensar o controle da diabetes. Por isso, as consultas regulares ao dentista não devem ser negligenciadas”, pontuou a especialista.

Mariana destacou, ainda, que a prevenção, o controle adequado da diabetes e a atenção à saúde bucal são medidas essenciais para garantir a qualidade de vida dos pacientes. “Muitas pessoas esquecem que as doenças bucais impactam na saúde em geral. Um paciente que tem inflamação na boca, por exemplo, corre o risco de desenvolver um sério quadro de infecção. Por este motivo, conscientizar a população sobre a relação entre a saúde bucal e a diabetes é fundamental para reduzir os impactos da doença. Ao adotarmos uma abordagem integrada, podemos salvar inúmeras vidas”, finalizou.

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.