Com investimentos que giram em torno de R$1.8 bi e a expectativa de ser uma das maiores obras estruturais do Estado nas próximas décadas, a implantação da Escola de Sargentos das Armas (ESA) em Pernambuco ganha um novo capítulo. Nesta sexta-feira, a partir das 12h na sede da ACIC acontecerá um importante encontro, para apresentar os impactos e legadas da obra e seus impactos também na região do Agreste.
Para o coordenador da Frente Parlamentar que acompanha as tratativas sobre a implantação da ESA no Estado, o deputado Renato Antunes, o impacto deste grande equipamento vai ter reflexo em todas as regiões de Pernambuco.
“Essa é uma obra que não vai apenas impactar os municípios da Região Metropolitana, ou as cidades mais próximas. Igualo a instalação da Escola de Sargentos à Suape. É algo que impacta a vida do pernambucano, do litoral ao sertão. Não aceitaremos que este importante equipamento não fique em nosso Estado. O Agreste será uma das regiões que serão beneficiadas diretamente com essa obra. E temos uma missão de compartilhar, em todas as regiões pernambucanas o impacto deste importante empreendimento”, comentou o deputado.
Com um investimento total de R$ 1,8 bilhão, a instalação da nova escola de sargentos engloba a construção de uma vila olímpica, vila militar e estande de tiro em uma área de 75 km², abrangendo os municípios de Abreu e Lima, Araçoiaba, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, e Paudalho, na Mata Norte.
O novo equipamento promete trazer fortes impactos econômicos e sociais. Apenas na construção do campus escolar, está prevista a geração de 11 mil empregos diretos e 17 mil empregos indiretos. Após a implantação, estima-se um aumento populacional flutuante de 6 mil pessoas na região, bem como um incremento de pelo menos 200 milhões de reais por ano na economia local.
Durante a apresentação que ocorre nesta sexta-feira em Caruaru, Renato Antunes afirmou que pretende apresentar os detalhes da obra, impactos para região e o andamento burocrático para implantação da ESA em Pernambuco.
Além do parlamentar , o Exército Brasileiro também estará presente. A ideia da Frente Parlamentar é realizar os debates em outras regiões de Pernambuco.
Renato Antunes adiantou que ainda neste ano deverá ter uma reunião com o Ministro José Múcio, com objetivo de acelerar as intervenções para instalação da Escola em Pernambuco e apresentar demandas oriundas das audiências públicas e do encontro realizado no agreste pernambucano. O encontro deverá acontecer em Brasília, no início de dezembro.
“ Não vamos medir esforços para que a Escola de Sargentos seja instalada em Pernambuco. Essa é uma conquista da nossa população, com investimentos e transformações que vão interferir positivamente nas próximas gerações. Entendemos que todo esforço é válido e necessário para que a ESA desembarque em nosso estado”, finalizou Renato.
————
*Serviço*
Dia: 01 de dezembro de 2023 (sexta-feira)
Horário: 12:00
Local: Sede da Acic
Rua Armando da Fonte, 15
Maurício de Nassau Caruaru - PE