O tratamento de regeneração tecidual utilizando células gordurosas aconteceu no em um hospital particular
Foi realizada, na última segunda-feira (16), o primeiro tratamento de regeneração tecidual utilizando células gordurosas de Caruaru. O procedimento foi realizado pelo médico ortopedista Dr. Daniel Soares e aconteceu no Intensiva Day Hospital, o primeiro hospital-dia do interior de Pernambuco.
O tratamento é baseado na medicina regenerativa e serve para auxiliar no reparo de lesões de meniscos, cartilagem e ligamentos do joelho; reparo de tendões, cartilagem e tratamento da instabilidade do ombro; lesões de cartilagem e impacto do quadril e tornozelo, em pacientes que não tem indicação cirúrgica por razões adversas, como outras comorbidades, idade, entre outros.
“Nossa paciente é uma senhora de 75 anos, com inúmeras comorbidades e sem condições físicas e de saúde para se submeter a um procedimento cirúrgico, propriamente dito, ou uma colocação de uma prótese ou a realização de uma artroscopia. Então, a gente sugeriu esse tipo de tratamento, que é um tratamento inovador, que estamos trazendo aqui para Caruaru, justamente para oferecer mais essa opção de um procedimento não cirúrgico, não invasivo, para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, explicou o médico ortopedista Daniel Soares.
O procedimento consiste em retirar células gordurosas do abdômen, realizar um processamento nesse aspirado de gordura, onde se elimina a gordura, propriamente dita, e deixa apenas as células pluripotenciais, ou seja, aquelas que podem se transformar em outro tipo de célula. “Nesse caso, a gente injetou essas células dentro do joelho da paciente com o objetivo de formar condrócitos, que são células que podem se transformar em outro tipo de célula, que faz parte da cartilagem”, complementou o ortopedista.
Foto: Divulgação