Entre os temas debatidos, estiveram a Casa da Mulher Artesã e o Centro Cultural do berço do barro, que está em construção
A Prefeitura de Caruaru, por meio da Fundação de Cultura (FCC) e da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), participou de uma reunião com artesãos e artesãs na noite da última quinta-feira (5). Na ocasião, foram debatidas formas de fortalecer ainda mais a arte do barro do Alto do Moura, um dos principais símbolos do município.
Entre os assuntos debatidos junto à Associação dos Artesãos em Barro e Moradores do Alto do Moura (ABMAM), foram discutidos os espaços para extração do barro, como forma de garantir a continuidade da produção da arte; novas atividades para a Casa da Mulher Artesã; e o Centro Cultural do Alto do Moura, que está em construção e deve ser entregue à população em 2024, fortalecendo ainda mais o espaço.
Como representantes da gestão do prefeito Rodrigo Pinheiro, estiveram presentes o presidente da Fundação de Cultura, Hérlon Cavalcanti; a secretária de Políticas para Mulheres, Luana Marabuco; e o secretário de Governo, Lino Portela.
Os artesãos e as artesãs ressaltaram a importância das ações do governo do prefeito Rodrigo Pinheiro no Alto do Moura e os temas debatidos durante a noite. Para eles e elas, é motivo de comemoração e alegria constantes ver a Prefeitura, por meio da FCC e da SPM, inserida no local, que é de extrema importância para a história e a disseminação da cultura caruaruense.
O presidente da FCC aproveitou o momento para destacar a importância do diálogo para trazer melhorias para o Alto do Moura. “Esse momento serve para quebrar o gelo que existe entre a gestão e a ABMAM. A Prefeitura, por meio de Rodrigo Pinheiro, é um canal aberto. Nós não podemos ter o Alto do Moura dividido com a Fundação de Cultura. O Alto do Moura nunca foi esquecido na gestão do nosso prefeito. Temos que trabalhar sempre no coletivo, a gente precisa do olhar de todo mundo”, ressaltou Hérlon Cavalcanti.
A secretária de Políticas para Mulheres pontuou alguns dos serviços fornecidos pela SPM e de como estas iniciativas podem estar ligadas ao berço do barro. “A função das mulheres no Alto do Moura é muito importante. Hérlon fez esse convite especial e abracei com carinho, sobre a Casa da Mulher Artesã para trazermos mais vida para esse lugar. A ideia é ouvirmos mais as mulheres do Alto do Moura, sem grupos segmentados. Queremos um espaço de todas na gestão do prefeito Rodrigo Pinheiro”, destacou Luana Marabuco.
O secretário de Governo fez menção sobre a importância da união para o desenvolvimento do município como um todo. “A cidade somos todos nós, cada um de nós é um organismo vivo. Nós queremos o nosso espaço no planeta e temos muito ainda a fazer. Somos um exemplo, uma inspiração para o país inteiro na arte. E a Prefeitura deseja e trabalha para isso diariamente. Esse é o tempo de fazermos juntos o que é o sonho de todos nós”, afirmou Lino Portela.
Investimentos feitos pela gestão Rodrigo Pinheiro no Alto do Moura
Neste ano, foram concluídas as obras dos binários do bairro. O conjunto de obras correspondeu a mais de 970 km de vias pavimentadas. Além disso, também foi executado o sistema de drenagem nas mesmas vias para evitar que ocorram alagamentos no futuro.
A Prefeitura de Caruaru ainda realizou investimentos no acesso da Avenida João Soares de Machado, que é a principal via de trafegabilidade do Distrito Industrial, interligada à BR-232. Também foi feito um novo acesso ao bairro por meio do Residencial Alto do Moura, visando a melhoria do tráfego no local.
Além do Centro Cultural do Alto do Moura, estão sendo feitas construções da via de contorno, do Parque da Lagoa, assim como está sendo continuada a obra de acesso ao Aeroporto Oscar Laranjeira.
Fotos: Joalline Nascimento/Secom/PMC