O projeto tem o propósito de ofertar serviços de saúde específicos em locais com demandas reprimidas
A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), voltou a percorrer localidades urbanas e rurais do município com as ações da Caravana de Saúde. O projeto realizado entre abril e maio deste ano, como parte do programa Saúde em Dia, durante o São João 2023, aportou na última quinta-feira (31.08) na Vila do Rafael.
A ação aconteceu das 07h às 17h, ao lado da Unidade Básica de Saúde (UBS) Rafael, onde uma estrutura foi montada para ofertar diversos serviços de saúde para a população com médicos, enfermeiros, dentistas, realização de exames, ações do programa de controle de roedores e inspeções sanitárias. Além disso, a caravana contou também com a presença da equipe multiprofissional (Emulti), composta por assistente social, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, entre outros.
Durante a ação, as equipes realizaram 374 atendimentos em saúde. Foram 44 exames de mamografia, 144 exames de ultrassonografia (USG), 34 exames de citologia, 27 exames de dosagem hormonal, 28 atendimentos odontológicos, 79 atendimentos no Farmamóvel, oito testes de Covid-19 (todos negativados), e vacinação antirrábica animal (10). A UBS da localidade também se integrou à ação, mantendo os atendimentos de rotina, como a atualização vacinal, entre outros serviços.
“A estimativa é de que, nesta edição, a Caravana de Saúde realize mais de mil procedimentos por mês no âmbito SUS, entre atendimentos assistenciais e de prevenção e promoção da saúde. Iremos divulgar o cronograma mensal com as localidades que irão receber as ações do projeto”, destacou o secretário executivo de Planejamento e Gestão da SMS, Thiago Muniz.
O projeto da caravana tem o propósito estratégico de ofertar os serviços de saúde onde se tem a identificação de demandas reprimidas por determinados serviços. É uma ação que busca o fortalecimento das políticas de promoção à saúde, prevenção a doenças, conforme preceitua a Constituição Federal Brasileira e os princípios norteadores do Sistema Único de Saúde – SUS.