quarta-feira, 27 de setembro de 2023

ATIVIDADE ALUSIVA AO DIA NACIONAL DA PESSOA SURDA É PROMOVIDA EM CARUARU

A programação contou com atividades integrativas e palestras com especialistas para os usuários do município





Em alusão ao Dia Nacional da Pessoa Surda, comemorado nessa terça (26), a Prefeitura de Caruaru, por meio da Coordenação da Política da Saúde da Pessoa com Deficiência, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da Gerência de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos e do Serviço de Inclusão Social para Pessoa com Deficiência (SISPD), ambos da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), proporcionou um momento especial para os usuários da Unidade Municipal de Saúde Auditiva. Representantes da Associação de Surdos de Caruaru (ASSC), que também são usuários do serviço, se fizeram presentes.

A programação contou com atividades de práticas integrativas (auriculoterapia e ventosaterapia) e duas palestras com especialistas. O primeiro palestrante foi o otorrinolaringologista Dr. Fernando Botelho, que falou sobre presbiacusia – a perda da audição natural decorrente do envelhecimento. Em seguida, foi a vez da fonoaudióloga Drª Mércia Quintino falar sobre os benefícios da prótese auditiva. Os usuários interagiram fazendo perguntas e tirando dúvidas. Um intérprete de libras também esteve presente para colaborar nesse momento.




Para a gerente de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da SDSDH, Tamyres Silva, foi a oportunidade de se promover um debate. “O dia Nacional do Surdo é uma oportunidade de propor a reflexão e o debate sobre os direitos e a luta pela inclusão das pessoas surdas na sociedade. Nós que fazemos a Gerência de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos em Caruaru, juntamente com a parceria da Secretaria de Saúde, pudemos proporcionar orientações que são de suma importância para as pessoas com deficiência auditiva, por meio da divulgação dos serviços promovidos pelo Serviço de Inclusão Social para Pessoas com Deficiência”, enfatizou Tamyres.



O coordenador de Política da Pessoa com Deficiência da SMS, Fabio Eduardo Rodrigues, ressaltou a importância de envolver as duas secretarias nesta ação, e de promover a troca de saberes junto com os usuários do serviço. “Ações intersetorias como esta são importantes e fundamentais para avançarmos com uma sociedade mais inclusiva. Tudo isso só faz sentido com a participação ativa dos surdos. Foi um momento ímpar de muitas trocas de saberes", destacou Fábio.

Fotos: Jorge Farias

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.