Ação educativa foi realizada na BR-101, um dos pontos de maior registro de atropelamentos
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) promove, nesta quinta (24), um comando educativo com foco na segurança do pedestre. Denominada “Travessia Segura”, a ação busca chamar a atenção das pessoas para as estatísticas de atropelamento e os perigos da travessia sem a devida atenção ou em locais inadequados. A iniciativa ocorre em paralelo à Operação Velocidade Máxima, que busca reduzir a gravidade das colisões de trânsito em Pernambuco.
Dessa vez, estão no foco da equipe PRF os pedestres que circulam no km 70 da BR-101, próximo ao Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (CEASA). O trecho é um dos nove pontos críticos de acidentalidade no estado e ocupa o primeiro lugar no ranking dos registros de atropelamento de pedestres. No local existe uma passarela, mas não é difícil flagrar pessoas ignorando a travessia segura e passando por entre os veículos.
Esse tipo de conduta ou a falta de consciência dos perigos envolvidos na travessia de rodovias levou a PRF a registrar, de janeiro a junho deste ano, 107 atropelamentos de pedestres que resultaram em 33 mortes e 106 feridos. O número é superior ao registrado no mesmo período de 2022, quando 100 sinistros foram registrados, 32 pedestres perderam a vida e outros 87 se feriram.
No trecho entre o km 60 e 70 da BR-101, onde será feito o “Travessia Segura”, o acréscimo no número de sinistro é ainda mais significativo. De janeiro a junho de 2022, cinco atropelamentos, 3 feridos e 2 mortos entraram na estatística da PRF. Já no primeiro semestre desse ano, o órgão registrou 10 atropelamentos que resultaram em 12 pessoas feridas e uma morta.
Diante desse cenário, a PRF tem intensificado as fiscalizações no trecho e reforçado os trabalhos de educação e conscientização desse público. Entre as dicas de travessia segura que serão repassadas pelos policiais aos pedestres estão:
- Atravesse apenas pelas passarelas de travessia e viadutos. Onde não houver deverão ser utilizadas as faixas de pedestres;
- Respeite as placas de sinalização e as orientações de segurança fornecidas em cada trecho;
- Fique atento ao movimento dos veículos e certifique-se de que também foi visto pelos motoristas;
- Evite caminhar pelo acostamento, mas se for necessário, isso deve ser realizado sempre pelo lado contrário dos veículos para a visualização mais adequada dos veículos em trânsito;
- Se estiverem em grupo, é mais seguro caminhar em fila única pelo acostamento. Roupas claras e o uso de coletes refletivos facilitam na visualização dos pedestres pelos motoristas;
- Ao atravessar na faixa de pedestres, caminhe pelo lado direito. Se todos andarem ordenados, o fluxo melhora;
- Evite caminhar ouvindo música no fone de ouvido ou olhando o celular. Além de diminuir a atenção, o pedestre deixa de ouvir os ruídos que podem indicar a aproximação de um veículo;
- Nunca atravesse a rua por trás de ônibus, carros, árvores ou outros obstáculos que impeçam que os motoristas o vejam;
- Ao caminhar com crianças, a travessia deve ser feita sempre segurando o pulso com firmeza. Ao caminhar na calçada, evite que a criança caminhe perto da via e leve-a sempre pela mão.
- Da mesma forma que com crianças, adultos que estejam acompanhando idosos, gestantes ou pessoas com deficiência devem sempre ajudá-los a fazer a travessia com segurança.
- Para não ficar sujeito a tropeços ou à possibilidade de pisar em um buraco, principalmente em dias chuvosos, evite movimentos bruscos e repentinos, como correr.
Fotos: PRF/PE