A pesquisa realizada pelo instituto Real Time Big Data aponta o cenário eleitoral em Caruaru. O prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) é o favorito para a disputa pela prefeitura. A coleta dos dados foi realizada entre os dias 14 e 15 de julho. Foram feitas 1.000 entrevistas, e a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.
Na pesquisa espontânea, em que os nomes dos candidatos não foram apresentados, Rodrigo Pinheiro obteve 29% das intenções de voto, seguido por Zé Queiroz (PDT), com 5%. Tony Gel (MDB), e Raquel Lyra (PSDB), registraram 2% cada. Delegado Lessa (PP), e Raffiê Dellon (UB), tiveram 1% cada. Outros candidatos somaram 2%. OS votos nulos ou brancos foram de 13%, e 45% dos entrevistados disseram não saber em quem votar ou não souberam responder.
Na pesquisa estimulada, na qual os nomes dos candidatos foram apresentados, Rodrigo Pinheiro ampliou a vantagem, chegando a 41% das intenções de voto. Zé Queiroz registrou 15%, Tony Gel e Delegado Lessa 9% cada. Fernando Rodolfo (PL), e Raffiê Dellon (UB), 2% e 3% respectivamente. Os votos nulos ou brancos foram de 8%, e 14% dos entrevistados disseram não saber em quem votar ou não souberam responder.
Levando em conta apenas os votos válidos, que excluem brancos, nulos e indecisos, Rodrigo Pinheiro continua liderando com 51% das intenções de voto, seguido por Zé Queiroz com 19%. Tony, Lessa, Raffiê e Fernando obtiveram 12%, 12%, 4% e 2% respectivamente.
Em um possível segundo turno, Rodrigo Pinheiro surge com vantagem significativa, 51% das intenções de voto contra 21% de Zé Queiroz. A porcentagem de votos brancos e nulos foi de 12%, enquanto 16% dos eleitores se declararam indecisos. Em votos válidos, Pinheiro teria 71% contra 29% de Queiroz.
Além das intenções de voto, a pesquisa também avaliou a gestão de Rodrigo Pinheiro como prefeito, com resultados positivos. 80% dos entrevistados aprovaram a gestão contra 18% que desaprovam. Apenas 2% não souberam responder ou não responderam sobre sua avaliação.
Esses resultados mostram a vantagem de Rodrigo Pinheiro na disputa pela cadeira na prefeitura de Caruaru. Se as eleições fossem hoje, ele seria reeleito em primeiro turno. Lembrando que a campanha eleitoral está apenas começando, e os números podem mudar à medida que os postulantes colocam as propostas ao acesso da população.