A Central de Abastecimento de Caruaru (Ceaca) divulgou a análise da cotação semanal de preços com 69 produtos, revelando oscilações no mercado. Durante o período analisado, foram registrados aumentos em 23 itens, enquanto 21 produtos apresentaram redução nos preços.
Entre os produtos que sofreram aumento expressivo no preço destacam-se o cominho, a melancia e a macaxeira. O cominho teve um aumento acentuado de 180%, seguido pela melancia com 67% e a macaxeira com 57%.
Por outro lado, a notícia positiva é que 21 produtos apresentaram redução nos preços. Sendo: o repolho roxo, que liderou as reduções, com uma queda significativa de (-57%); seguido pelo cará São Tomé com (-29%) e a abobrinha com queda de( -25%). Esses decréscimos podem beneficiar os consumidores e são um alento em meio às oscilações do mercado.
As variações nos preços dos produtos da Central de Abastecimento de Caruaru refletem a dinâmica do setor agrícola e estão relacionadas a fatores como condições climáticas, sazonalidade e disponibilidade dos produtos. Além disso, questões econômicas e logísticas também influenciam nas flutuações de preços.
“É importante que os consumidores estejam atentos às cotações e busquem informações atualizadas para realizar suas compras de forma consciente”, destaca o presidente da Ceaca, Gilvan Calado.
A Central de Abastecimento de Caruaru continua, semanalmente, monitorando os preços dos produtos, visando fornecer informações precisas e atualizadas para comerciantes e consumidores.
“A transparência nas informações é fundamental para o bom funcionamento do mercado e para auxiliar na tomada de decisões por parte dos envolvidos”, completa Gilvan.
Foto: Jorge Farias