Nesta edição serão 24 escolas contempladas no município
A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), retomou nessa terça (13) o projeto Escola Amiga do SAMU. A inciativa foi levada para os alunos da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, onde o treinamento aconteceu na parte da manhã, no auditório da Fafica. Já na parte da tarde foi a vez dos alunos da Escola de Tempo Integral Altair Nunes Porto Filho passarem pelo treinamento. Mais de 500 estudantes municipais foram contemplados com o projeto. A iniciativa criada em 2017 teve a segunda edição em 2018 e foi paralisada no período da pandemia, sendo retomada agora em 2023.
O projeto é desenvolvido através de uma parceira entre as secretarias de Saúde e de Educação do município e tem o objetivo de qualificar alunos e professores para identificar, abordar e agir em relação às vítimas que necessitam de primeiros socorros ou cuidados imediatos. Além disso, o projeto apresenta o funcionamento do serviço e alerta os estudantes sobre os trotes. Para esta edição serão 24 escolas contempladas, tanto da zona urbana, quanto da zona rural.
De acordo com o coordenador do SAMU Caruaru, Pedro Henrique Gonçalves, o programa foi sucesso nos dois primeiros anos em que aconteceu, com quase 40% de redução no número de trotes passados por crianças. “A ideia é explicar como funciona o serviço e tentar fazer com que o número de trotes seja reduzido, já que a gente tem um grande número de crianças que ligam para o serviço para brincar, porque eles não têm noção da dimensão do que aquela brincadeira pode causar na vida de outra pessoa que está precisando do SAMU”, destacou.
Fotos: Felipe Correia.