quarta-feira, 7 de junho de 2023

MATERNIDADE MUNICIPAL DE CARUARU ENFATIZA DIA NACIONAL DO TESTE DO PEZINHO COM MOMENTO ESPECIAL

De janeiro à maio deste ano foram realizados 1.416 testes na unidade de saúde




Para marcar o Dia Nacional do Teste do Pezinho, a Maternidade Municipal Santa Dulce dos Pobres (MMSDP), em Caruaru, promoveu, nessa terça (06), um momento especial para as mães que compareceram com seus bebês para fazerem o procedimento. Elas foram convidadas para assistir a uma palestra explicativa sobre o exame e a importância desse cuidado tão importante para a vida do bebê, que a Secretaria Municipal de Saúde de Caruaru (SMS) disponibiliza para os recém-nascidos do município, na própria unidade. Após a palestra foi servido um lanche para as participantes e realizado um sorteio de brindes.

Em Caruaru, o teste do pezinho é disponibilizado para todos os bebês do município, mesmo para aqueles que nasceram fora da Maternidade Municipal, e até mesmo em outra cidade, desde que sejam filhos de mães que moram no município. Para as mães que optam por terem os filhos na MMSDP, ao recebem alta, elas já saem da maternidade com o agendamento para realização do exame, que ocorre idealmente entre o 3° e 5° dia de vida dos bebês. De janeiro a maio deste ano, foram realizados 1.416 testes na MMSDP.




"A importância da realização do exame consiste na possibilidade de detecção precoce de doenças que podem afetar o desenvolvimento neuropsicomotor do bebê, sendo possível fazer o diagnóstico com o teste e acompanhamento eficaz dos casos pela rede de assistência à saude de Caruaru”, destaca a coordenadora de Enfermagem da MMSDP, Lucicleide Nunes.

O teste do pezinho é realizado a partir de uma coleta de sangue realizada durante os primeiros dias de vida do bebê e tem como objetivo diagnosticar precocemente diversas doenças, muitas delas tratáveis, e com isso evitar danos futuros. Seis doenças podem ser detectadas através do procedimento: Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Doença Falciforme, Fibrose Cística, Hiperplasia adrenal congênita (HAC), Deficiência de Biotinidase. Para que se tenha sucesso, é importante realizar a coleta no tempo ideal, que é do 3º ao 5º dia de vida do bebê.

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.