Evento híbrido será realizado entre os dias 22 e 27 de maio
A sétima edição do Festival Latino-americano de Cinema de Belo Jardim, conhecido como Cine Jardim, ocorrerá entre os dias 22 e 27 de maio na cidade pernambucana de Belo Jardim. O formato do festival será híbrido e apresentará um total de 67 curtas-metragens produzidos no Brasil, Panamá e Chile, divididos em seis mostras paralelas e uma principal.
As exibições dos filmes em competição serão realizadas no Cine Teatro Cultura, enquanto os curtas da Mostra Rota de Migrações serão exibidos ao ar livre na Praça Pública. Além disso, haverá uma opção virtual disponível na plataforma de streaming Cardume. O festival também oferecerá uma série de atividades paralelas gratuitas, destacando o debate e a formação de público em relação à produção audiovisual contemporânea.
Além da Mostra Competitiva de Curtas-metragens Latino-americanos, o Cine Jardim também apresentará outras seis mostras paralelas. A Mostra Diversidade de Voos, em homenagem à atriz Roberta Gretchen Coppola, trará histórias sobre pessoas transgêneros, enquanto a Mostra Revoada discutirá memória, preservação e identidade cultural.
Já a Mostra Voo Livre apresentará mulheres como protagonistas de suas próprias histórias, enquanto a Mostra Rotas de Migração abordará temas variados voltados para o público jovem. A Mostra Passarinho reunirá filmes para a infância, em sua maioria animações. Além disso, o festival terá a Mostra Especial VouSer Acessibilidade, com filmes pernambucanos que contarão com acessibilidade comunicacional por meio de audiodescrição, janela de libras e legendas descritivas.
Cada panorama paralelo terá um prêmio concedido pelo Júri Popular para o melhor filme. Com uma programação diversificada, o Cine Jardim busca promover a cultura audiovisual, possibilitando o acesso à produção cinematográfica latino-americana. O evento será uma oportunidade para a população local e visitantes apreciarem obras de qualidade e participarem de debates sobre a importância do cinema como meio de comunicação e expressão artística.
OFICINA DOCUMENTANDO
Dias 22, 23, 24, 25 e 26 de maio – das 14h às 17h
Apresentar aos alunos o gênero documentário; Utilizar o documentário como uma ferramenta de preservação e resgate à memória; Realizar debates e reflexões acerca do audiovisual; Registrar os valores imateriais da região, como manifestações culturais e personagens históricos; Proporcionar atividades que estimulem a criatividade e a sensibilidade dos alunos; Realizar 1 documentário digital como resultado final de cada oficina.
Público-alvo: jovens a partir dos 15 anos
Número de vagas: 20
Carga horária: 15 horas
Local: Escola de Artes Integradas do Instituto Conceição Moura
Inscrições, gratuitas, na Secretaria da Escola.