Indicada através de pesquisa de opinião, realizada pela Academia Brasileira de Ciências Criminais (Abccrim), a prefeita de Bezerros, no Agreste pernambucano, Lucielle Laurentino, recebeu mais uma homenagem por sua atuação e papel de destaque na política brasileira. A gestora bezerrense recebeu o “1º Prêmio Mulher Conectada com a Sustentabilidade”, entregue na última sexta-feira (31), no Centro Universitário Unissãomiguel, no Recife.
“A prefeita Lucielle representa um dos mais belos exemplos de participação política da mulher no Poder Executivo. Além de ser uma educadora egressa da educação pública de tempo integral, também atuou na implantação das escolas-modelo em vários estados do Brasil. Sua vida dedicada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) demonstra sua contribuição para um país e um mundo melhor”, destacou o professor e coordenador do evento, Cristiano Carrilho.
Entre as mulheres homenageadas estão advogadas, gestoras públicas, magistradas, empreendedoras e professoras. O critério para escolha da premiação foi a atuação profissional das mulheres nas áreas de igualdade de gênero, empreendedorismo, indústria, consumo responsável, trabalho, saúde, educação, meio ambiente, justiça e paz, conforme objetivos da ONU.
“Receber o Prêmio Mulher Conectada com a Sustentabilidade me deixa imensamente feliz e grata, pois significa que estamos no caminho certo, na busca por um futuro melhor, mais digno e sustentável para todos, especialmente nossas crianças e adolescentes. Precisamos garantir que, cada vez mais, meninas ocupem cargos de poder e tomada de decisão. Assegurar que as oportunidades cheguem e permitam que elas sejam protagonistas das suas próprias histórias de vida. Afinal, é através das boas práticas que seremos capazes de transformar o Brasil e o mundo, a partir de nossas cidades”, afirmou a prefeita Lucielle.
A pesquisa de opinião para escolha das homenageadas foi coordenada pelas professoras Emília Queiroz e Anna Paula Canto de Lima, que integram a Comissão da Mulher da Academia Brasileira de Ciências Criminais (ABCCRIM).
“Em nome do time de mulheres que fazem acontecer, todos os dias, dentro e fora de casa, quero agradecer pelo reconhecimento e principalmente pela confiança de todos aqueles que acreditam no nosso trabalho e na nossa capacidade de fazer mais, melhor e diferente. Gratidão ao amigo e professor Cristiano Carrilho e a todo time da ABCCRIM pela linda homenagem. Gratidão!”, concluiu a gestora bezerrense.
>>VIDA PÚBLICA
Lucielle Laurentino é Líder na maior escola de formação política do Brasil (Renova BR), na Fundação Lemann e na Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS). É ex-coordenadora geral e integrante da Escola de Governo (CEGOV), Escola de Inovação e Políticas Públicas (EIPP), Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) e Ministério da Educação (MEC) e ex-coordenadora de formação do Instituto Liberdade e Cidadania (atual Instituto de Inovação e Governança - Índigo).
Foi candidata a deputada estadual pelo Partido Democratas (atualmente União Brasil) em 2018 e obteve uma votação expressiva. Já em 2020, foi eleita prefeita de Bezerros com mais de 19.261 votos válidos (55,1%). Nos últimos anos, assumiu protagonismo em articular ações com adolescentes e jovens do Brasil, despertando a participação social e liderança política em pessoas comuns. A jovem prefeita segue dando seu exemplo de como a educação pode transformar a vida das pessoas no município, estado, país e no mundo.
Inquieta com o atual cenário da política brasileira, Lucielle demonstra, em sua trajetória e mandato, que é possível fazer mais, melhor e diferente com trabalho, responsabilidade, transparência e respeito pelo cidadão.
TEXTO: Izaias Néu.
FOTOS: Moyra Nascimento.