A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Cultura, informa a mudança no evento antes denominado Festival Viva Dominguinhos. Após negociação de mais de um ano com o escritório detentor dos direitos da obra de Dominguinhos, a Prefeitura de Garanhuns e o escritório não chegaram em um acordo quanto aos termos do contrato, especialmente no que envolve a parte financeira e de tempo de vigência do acordo. Uma das exigências foi que a negociação seria válida apenas para 2023, sendo necessário uma nova conversação sobre os termos financeiros todos os anos antes do anúncio do Festival.
Outro fato é que a Prefeitura de Garanhuns também não encontrou meios jurídicos legais para contratação direta com o escritório. A Prefeitura lamenta, já que havia o desejo de continuar homenageando seu filho ilustre com o nome do festival, mas entende, sobretudo, a responsabilidade exigida no trato do dinheiro público. Sendo assim, o evento passa a ser denominado de Festival Viva Garanhuns, na Praça Mestre Dominguinhos. É importante ressaltar que a Esplanada Cultural passou a ser denominada Mestre Dominguinhos por meio de Projeto de Lei de propositura do prefeito Sivaldo Albino quando no exercício do mandato de vereador. A gestão reitera que sempre houve o desejo de chegar em um acordo, tanto é que abriu negociação com o escritório mesmo após imbróglios em gestões anteriores.
Por fim, a Prefeitura esclarece que o evento está mantido nas mesmas proporções do que já estava sendo planejado, sendo considerado o maior da história. A gestão também deixa claro que não existe nenhuma indisposição com a família ou o escritório do saudoso Dominguinhos, permanecendo a boa relação construída pelo diálogo dos últimos anos, inclusive com a manutenção da artista Liv Moraes, filha de Dominguinhos, na grade de programação.
Arte: Lucas Monteiro