População pode denunciar casos através dos telefones 180 e 191
Uma ação de conscientização sobre como identificar e denunciar casos de importunação sexual no transporte coletivo de passageiros será realizada, na manhã de quarta-feira(8), na BR 101, no Recife, e na BR 232, em Serra Talhada, no Sertão. A iniciativa da Polícia Rodoviária Federal (PRF) acontece em alusão ao Dia Internacional da Mulher, além de marcar o lançamento de uma campanha de arrecadação de material de higiene para o Centro Clarice Lispector.
Durante a ação, policiais irão transmitir orientações a passageiros de ônibus e de vans sobre como identificar a importunação sexual, que se caracteriza como qualquer prática de cunho sexual realizada sem o consentimento da vítima, além de repassar os canais de denúncia. Quem presencia ou é vítima desse crime pode denunciar por meio do Disque 180, que é direcionado ao enfrentamento da violência contra a mulher, ou através do telefone 191 da PRF, nos casos registrados em rodovias federais.
No mesmo dia, também será lançada uma campanha estadual de arrecadação de material de higiene feminina para o Centro de Referência Clarice Lispector. Durante o mês de março, a população poderá entregar nos postos, delegacias e na sede da PRF, produtos que serão destinados às mulheres atendidas pela instituição social.
Centro Clarice Lispector
A instituição acolhe e orienta mulheres em situação de violência doméstica e/ou sexista. Formado por uma equipe multidisciplinar de psicólogas, assistentes sociais, advogadas e educadoras sociais, os casos são acompanhados e referenciados para rede municipal de proteção à mulher. O Centro ainda dispõe de um espaço lúdico com atividades direcionadas aos filhos e filhas das mulheres atendidas. Todo o atendimento é gratuito e funciona de domingo a domingo, das 7h às 19h.