O Estreitando Laços leva familiares das reeducandas caruaruenses à Penitenciária de Buíque.
A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), criou, em 2017, o projeto Estreitando Laços, que tem como objetivo contribuir para a manutenção dos laços familiares entre as mulheres, que estão no sistema prisional e suas famílias, principalmente mães e filhos. A próxima viagem ocorrerá no dia 26 de fevereiro.
Uma vez a cada mês, a SPM, em parceria com as Secretarias de Educação (Seduc) e de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), promove visitas às reeducandas que estão cumprindo pena na Colônia Penal Feminina de Buíque, que têm familiares residentes em Caruaru e não têm condições financeiras de arcar com as despesas de passagem.
A gerente de Políticas de Saúde e Qualidade de Vida para as Mulheres, Tamyres Silva, explica que o projeto Estreitando Laços foi criado e estruturado principalmente para que as reeducandas caruaruenses tenham visitas dos familiares. “Existem dados, no Brasil inteiro, que as mulheres, em situação de cárcere, são menos visitadas que homens, no sistema prisional. Muitas vezes, as únicas vistas no presídio de Buíque, são as que nós levamos”, relata Tamyres.
Com o projeto, a SPM consegue garantir, que, uma vez por mês, essas mulheres possam receber visitas de familiares. “A mulher passa por preconceitos. Já temos os nossos enfrentamentos diários, e no caso das reeducandas, a situação é bem pior”, explica. “O Estreitando Laços veio para que essa mulher não se sinta sozinha. A gente trabalha para que ela se fortaleça e fortaleça os vínculos familiares, para que quando a pena acabar, ela saiba que a vida continua”, completa a gerente.
Para participar do Estreitando Laços, o familiar da mulher reeducanda deve comparecer à sede da SPM, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, munido de documentação. A Secretaria de Políticas para Mulheres fica na Rua dos Expedicionários, 30, Centro, próximo ao Banco do Brasil. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (81) 9.8384-2954.