O Escritório Social de Caruaru foi considerado, pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), um dos melhores do Brasil, devido ao êxito na aplicação das metodologias e qualidade nos atendimentos. O Escritório fechou o ano passado com a realização de 1.140 atendimentos e acompanhamento permanente de 378 pessoas. A unidade, que funciona no prédio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, tem o apoio do Conselho Nacional de Justiça e como parceiro, o Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita).
O Escritório Social foi inaugurado em junho de 2021, pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), em conjunto com a Prefeitura de Caruaru, e faz parte do Programa Fazendo Justiça, que é fruto da parceria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública e do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). A iniciativa visa a superação dos desafios que caracterizam a privação de liberdade no Brasil e aprimorar as políticas públicas de acolhimento de pessoas egressas do sistema prisional.
Caruaru foi o primeiro município de Pernambuco a receber a iniciativa, que atende pessoas que cumpriram pena no próprio município, ou munícipes que estejam regressando de unidades prisionais de cidades circunvizinhas, bem como os familiares dessas pessoas.
“É gratificante entregar aos cidadãos um serviço qualificado, que tem como um de seus objetivos a reinserção social e o auxílio na superação de vulnerabilidades que eventualmente estes enfrentem", afirmou a secretária da SDSDH, Dayse Willyane Silva.
"Nossa missão é amenizar os impactos causados pelo cárcere, tanto para aquele que esteve privado de liberdade quanto para aquele que vivencia ou vivenciou tal experiência como familiar, atuando de forma conjunta e em articulação com os serviços que compõem a rede de políticas públicas do Município, Estado ou União", explicou o coordenador do Escritório Social de Caruaru, Paulo Augusto.
O Escritório Social fica localizado na rua Armando da Fonte, nº 197, Loja 4, bairro Maurício de Nassau, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
Fotos: SECOM