O início da jornada escolar nem sempre é fácil para a crianças, às vezes até para os veteranos é difícil se adaptar a rotina depois daquele período de férias. Os pais e cuidadores são fundamentais nesse processo e precisam de um olhar mais atento e profundo.
É necessário criar uma rotina, isso vale para o horário de dormir e acordar, as refeições, banho, e demais atividades inseridas na rotina dos pequenos.
Mas, além disso, precisamos observar quando há a resistência ou a birra. Nesses casos o diálogo é fundamental, é preciso dar previsibilidade à criança, explicar como tudo vai acontecer ao longo daquela semana, deixar bem claro que ela vai voltar pra casa. Explicar também o papel da professora, falar dos amiguinhos, deixar a criança extremamente segura e confiante é imprescindível.
Dessa forma, é preciso que esse processo seja conduzido de forma leve, segura, e tranquila. Os pais precisam sentir segurança no local onde escolheu deixar seu filho, criar laços, construir uma relação pautada no diálogo, respeito, carinho e confiança com os profissionais que irão estar diretamente ligados ao seu bem mais precioso, para que este consiga superar os obstáculos e se desenvolver de forma satisfatória.
“Não há um tempo determinado para a adaptação da criança na rotina escolar. Cada criança terá um ritmo diferente nesse processo, e a base como a questão da separação gerenciada na família vai fazer toda a diferença”, explicou a Psicóloga, Psicopedagoga e Analista do Comportamento, Karla Carolina.