A PRF alerta que dirigir sob influência de “rebites” é infração gravíssima de trânsito
Polícia Rodoviária Federal (PRF) encaminhou para a Delegacia de Polícia Civil um caminhoneiro que durante fiscalização na BR-316, em Ouricuri, foi flagrado portando seis cartelas de comprimidos de anfetamina.
Ao ser questionado pelos policiais, o homem logo confessou ter na cabine do veículo algumas cartelas da droga anfetamina, popularmente conhecida como “rebite”. No total foram apreendidos 90 comprimidos que, segundo o caminhoneiro, seriam compartilhados com um outro colega motorista.
O uso desse tipo de droga está muitas vezes associado à condução em excesso de velocidade, perda do controle do veículo, colisões, direção agressiva e desatenta, além de execução de manobras de alto risco.
Utilizada ainda para manter o estado de alerta, o que leva muitas vezes a desobediência do motorista à lei o descanso obrigatório, as anfetaminas têm sua venda proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, conforme Portaria 344/1998 .
Resultados operacionais – De janeiro a dezembro de 2022, a PRF em Pernambuco tirou de circulação 3.369 comprimidos de anfetaminas durante fiscalizações em todo o estado.
A PRF alerta que dirigir sob influência de “rebites” é infração gravíssima de trânsito, de acordo com o Art. 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e pode colocar em risco a vida do motorista e de outras pessoas.