quinta-feira, 24 de novembro de 2022

BOOM DE VIROSES AFETA CRIANÇAS E JOVENS NESTE FIM DE ANO

Médico alerta para retomada de cuidados como o uso de máscara e higienização das mãos




A volta dos casos provocados pela Covid-19 e pelas doenças virais acende um alerta para os pais. É que, com o retorno à normalidade em todo o País e sem o uso obrigatório da máscara nos espaços de convivência, a transmissão de doenças virais passou a ser favorecida, sobretudo nas escolas, onde os locais são reduzidos e divididos por um grande número de crianças.

O médico infectologista que participou do comitê de retomada das atividades em um colégio particular, Dr. Filipe Prohaska, explica que é natural que exista um aumento de doenças virais neste momento, em razão da ausência do uso de máscara – que aconteceu, nas escolas, mais recentemente. “Então, doenças como meningite, conjuntivite, vírus respiratórios e, até mesmo, a Covid estão se propagando com mais facilidade”, disse.

Por isso, recomenda o médico, que os pais devem ficar atentos e completar o cartão vacinal dos seus filhos e orientar a higienização das mãos com frequência. “Além disso, as escolas também devem contribuir com a limpeza dos ambientes, de modo a não facilitar a propagação dessas doenças”, alertou.

Na análise de Prohaska, é recomendável que cada escola avalie como os casos se comportam entre os seus alunos, para evitar uma alta concentração de doenças nos ambientes escolares. “Nenhuma recomendação, feita no passado, no pico dos casos, está descartada. É importante que cada unidade escolar reavalie quais medidas podem ser tomadas para evitar a disseminação. É intercalar o intervalo da hora do lanche? É reforçar os cuidados com a higienização novamente para os alunos? Tudo isso é válido neste momento”, frisou.

O infectologista chama atenção ainda para o exemplo que os pais devem dar aos seus filhos neste momento. “Todos têm que colaborar, principalmente as pessoas que são e têm parentes no grupo de risco, como idosos, imunossuprimidos, crianças com crise asmática, entre outros. Em locais de aglomeração, o uso da máscara é fundamental”, aconselha.

QUEM É ADRIANO LUIZ?

Minha foto
Caruaru, PE, Brazil
Formado em jornalismo pelo Unifavip. Pós-graduando em Audiovisual, tendências e mídias sociais no Uninassau. Radialista desde 2004. Mais de 20 anos na comunicação em Caruaru-PE.