sexta-feira, 22 de julho de 2022

SAIBA O QUE É TESTE RESPIRATÓRIO DE HIDROGÊNIO E PARA QUE SERVE




Com o objetivo de diagnosticar condições que originam sintomas gastrointestinais, o teste respiratório de hidrogênio expirado traz informações sobre a digestão de determinados açúcares ou hidratos de carbono, tais como o açúcar do leite (lactose) ou açúcar de frutas (frutose). Isto ajudará a determinar se o paciente é intolerante a alguns açúcares. Um exemplo é o uso deste teste para detectar a intolerância à lactose e outros diagnósticos, como explica o cirurgião geral e gastroenterologista, Dr. Eurico Cantalice.

“Um médico assistente vai avaliar o paciente e geralmente 40% dos casos da gastroenterologia tem necessidade realmente de fazer o teste respiratório de hidrogênio expirado. Casos como esse tem como sintomatologia empachamento, distensão abdominal, gases, cólicas e diarreia após ingerir um determinado alimento. São casos de má absorção e que podem ser confundidos também com doenças funcionais como, por exemplo, síndrome do intestino irritável. Para fazer o diagnóstico diferencial de má absorção, síndrome do intestino irritável, constipação, distensão abdominal, gases, mal-estar e eructações, o teste respiratório é mandatório e até então poucas unidades realizavam este exame. 

Ele ressalta ainda quem está apto a fazer o exame e a importância da realização o teste. “O teste é indicado para todos os pacientes e não existe contraindicação. Inclusive, até crianças podem realizar, aliás, a criança não sentirá a dor da agulha porque não se colhe sangue, é só um sopro, um aparelho mesmo para que possa medir a concentração do hidrogênio, portanto, até crianças podem fazer esse teste. O teste é bastante importante porque inicialmente se tratava pacientes que tinham síndrome de má absorção ou doenças funcionais de forma empírica, ou seja, apenas com o quadro clínico, fazendo medicações sintomáticas. Nesse caso, o paciente tinha uma qualidade de vida muito baixa, ficava com a sintomatologia muito frequente e com dúvidas sobre o que pode comer ou não, então o teste respiratório de hidrogênio expirado dará um diagnóstico específico, ou seja, o médico assistente irá tratar aquela determinada patologia e dessa forma o paciente irá evitar situações constrangedoras.